Resumo
Na Jogabets Summer League 2026, o Ferroviário de Maputo venceu as Águias Especiais por 86-57, destacando-se desde o início do jogo e mantendo a liderança ao longo das quatro partes. Já o Maxaquene sofreu duas derrotas consecutivas, primeiro frente à A Politécnica por 71-54 e depois contra a UP-Maputo por 85-75, não conseguindo impor-se apesar de um início equilibrado. A Politécnica também venceu o Desportivo de Maputo por 84-68, enquanto a UP-Maputo dominou o encontro contra o Maxaquene, triunfando por 64-50.
Por Rosário Rafael
Os locomotivas entraram melhor no jogo e, logo no primeiro quarto, abriram uma vantagem expressiva de 22 pontos (31-9). No segundo quarto, o cenário manteve-se, com o Ferroviário a continuar por cima da partida, reduzindo apenas um ponto da diferença inicial e fixando o marcador em 47-26 ao intervalo.
Na segunda parte, o domínio do Ferroviário manteve-se, não dando qualquer hipótese aos polícias, com a vantagem a subir para 24 pontos no final do terceiro quarto (67-43).
VEJA O RESUMO DA JORNADA
No último e derradeiro quarto, os locomotivas confirmaram o estatuto de favoritos, ampliando a diferença para 29 pontos e fixando o resultado final em 86-57.
Na outra partida do dia, igualmente em seniores masculinos, a A Politécnica teve de se aplicar para levar a melhor diante do Desportivo de Maputo, garantindo a vitória na parte final do encontro por 84-68.
MAXAQUENE COM DUPLA DERROTA
Depois de vencer o Desportivo de Maputo na jornada inaugural, o Maxaquene não conseguiu triunfar nas duas jornadas seguintes da Jogabets Summer League. Na 3.ª jornada, os tricolores perderam diante da A Politécnica por 71-54, em jogo disputado na sexta-feira, 6 de Fevereiro.
O cenário voltou a repetir-se neste sábado, 8 de Fevereiro, no encontro relativo à 4.ª jornada frente à UP-Maputo, onde novamente o Maxaquene não conseguiu sair vitorioso.
Num primeiro quarto equilibrado, ambas as formações entraram fortes, mas foram os estudantes a superiorizar-se, saindo na frente por 19-17. No segundo quarto, a UP-Maputo aumentou o ritmo e ampliou a vantagem para 10 pontos ao intervalo (41-31).
Na segunda parte, a equipa agora orientada por Carlos Ferro não conseguiu impor-se diante da UP, que aumentou a diferença para 14 pontos no final do terceiro quarto, vencendo por 64-50.
No último quarto, os universitários mantiveram a consistência demonstrada ao longo da partida e confirmaram a vitória, fixando o resultado final em 85-75. (LANCEMZ)
Fonte: Lance






