27.1 C
New York
Wednesday, February 11, 2026
InícioNacionalSociedadeNavegação suspensa em Inhambane devido à aproximação do ciclone tropical Gezani

Navegação suspensa em Inhambane devido à aproximação do ciclone tropical Gezani

Resumo

A navegação marítima em Inhambane foi suspensa devido à aproximação do ciclone tropical Gezani, com ventos fortes e chuvas previstos para afetar a costa moçambicana. A medida preventiva, em vigor desde 11 de Fevereiro, foi tomada pela ITRANSMAR em conformidade com as normas de segurança marítima. O ciclone, que evoluiu de tempestade tropical para tropical, pode atingir o Canal de Moçambique a 11 de Fevereiro e a costa moçambicana a 13 de Fevereiro, com ventos até 155 km/h e rajadas de 220 km/h. Autoridades apelam à população e operadores marítimos para seguirem as orientações de segurança e informação meteorológica oficial para prevenir acidentes marítimos.

A navegação marítima e a travessia de embarcações estão suspensas em toda a província de Inhambane a partir desta terça-feira, 11 de Fevereiro, como medida preventiva face à aproximação do ciclone tropical Gezani, que evolui no Sudoeste do Oceano Índico e poderá afectar severamente a costa moçambicana.

A decisão foi anunciada pela ITRANSMAR, no quadro do cumprimento das normas de segurança marítima e da salvaguarda da vida humana no mar. A suspensão mantém-se em vigor até que as autoridades declarem a normalização das condições meteorológicas.

Segundo o comunicado, a medida surge na sequência das informações emitidas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INAM), que dão conta da intensificação do sistema tropical. De acordo com o INAM, a tempestade tropical moderada Gezani evoluiu para a categoria de ciclone tropical, registando ventos médios de até 155 quilómetros por hora, com rajadas que podem atingir 220 quilómetros por hora, deslocando-se na direcção sudoeste.

As projecções meteorológicas indicam que o sistema deverá atingir o Canal de Moçambique no dia 11 de Fevereiro, podendo aproximar-se da costa moçambicana como ciclone tropical no dia 13 de Fevereiro de 2026. O fenómeno poderá influenciar significativamente o estado do tempo nos distritos costeiros das províncias de Sofala, Inhambane e Gaza, com ventos fortes, rajadas intensas e chuvas abundantes.

Face a este cenário, as autoridades apelam à população, em particular aos operadores marítimos, pescadores artesanais e comunidades costeiras, para o estrito cumprimento das orientações de segurança e o acompanhamento permanente da informação meteorológica oficial difundida pelo INAM e pelos centros operativos de emergência.

A ITRANSMAR sublinha que a suspensão da navegação é uma medida cautelar e visa evitar acidentes marítimos numa fase considerada crítica da evolução do ciclone, reiterando que qualquer alteração será oportunamente comunicada pelas autoridades competentes.

Fonte: O País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Missão de José Macuácuà é devolver o Ferroviário de Maputo na...

0
José Macuácua, ex-treinador da equipa sénior masculina da A Politécnica, estreou-se como treinador do Ferroviário de Maputo num jogo contra a sua antiga...
- Advertisment -spot_img