27.1 C
New York
Thursday, February 12, 2026
InícioNacionalSociedadeGoverno garante transladação do corpo de Helda Muianga  

Governo garante transladação do corpo de Helda Muianga  

Resumo

Os restos mortais de Helda Muianga, que faleceu em Portugal, serão em breve transladados para Moçambique, segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação. A identificação do cadáver está a ser tratada, sem datas específicas reveladas. A jovem perdeu a vida em Portugal devido a um desabamento, após 14 dias no país, e a família não tinha meios para o processo. A Primeira-Dama de Moçambique anunciou apoio financeiro para a transladação, num total de 340 mil meticais, além das despesas fúnebres. O governo informou que o procedimento está em curso, aguardando a emissão da certidão de óbito e a autópsia.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação garante que os restos mortais de Helda Muianga, jovem que perdeu a vida em Portugal, serão brevemente transladados para Moçambique. Sem avançar datas, a entidade diz que estão neste momento a ser observadas formalidades relacionadas com a identificação do cadáver.

Helda Muianga perdeu a vida em Portugal, a 27 de Janeiro, vítima da depressão Kristin. De lá a esta parte, os seus restos mortais aguardam por translação para Moçambique, entretanto a família  não dispõe de valores para efectuar o processo. 

Esta quarta-feira, o governo, através do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, chamou a imprensa para informar que o problema está perto do fim.

“Gostaríamos de anunciar que a transladação do  corpo da malograda cidadã moçambicana ocorrerá brevemente, após o cumprimento  das formalidades relacionadas com a devida identificação do cadáver pela Embaixada da República de Moçambique na República Portuguesa e a emissão da respectiva certidão de óbito e do procedimento da autópsia pelo Instituto de Medicina Legal de Coimbra”, explicou  Armando Chissaque, director-Geral do INACE. 

Em comunicado enviado à nossa redacção, a Primeira-Dama, Gueta Chapo, manifestou pesar à família enlutada e anunciou que vai apoiar a família com o valor de 340 mil meticais necessários para a transladação, além das despesas fúnebres. 

“A Primeira-Dama manifestou a sua profunda consternação ao tomar conhecimento do falecimento de Helda Muianga…o caso já vinha sendo acompanhado pelas autoridades, que continuam a trabalhar para a transladação do corpo”. 

Helda Muianga morreu em consequência do desabamento da residência onde se encontrava em Portugal, 14 dias após a sua chegada. 

 

Fonte: O País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Aproveitando a Transformação Digital centrada no ser humano para o desenvolvimento...

0
O Presidente do Conselho de Administração do Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação, Lourino Chemane, participou na Primeira Conferência...
- Advertisment -spot_img