Resumo
A Ministra das Finanças, Carla Loveira, recebeu um cheque de USD 30 mil do CEO do Africa50 para apoiar vítimas das cheias no sul e centro de Moçambique. O evento teve a presença da Presidente do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres, Luísa Meque. A Ministra realçou o papel estratégico do Africa50 no desenvolvimento do país, que se tornou membro acionista em 2024 e acolheu a Assembleia Geral de Acionistas em 2025. O gesto foi visto como solidariedade humanitária, num contexto em que milhares de famílias necessitam de apoio básico após as cheias. O Governo reiterou o compromisso do Presidente da República em priorizar a resposta nacional à crise e manifestou abertura para reforçar a cooperação com o Africa50.
A Governante considerou o gesto como uma demonstração clara de solidariedade humanitária. As autoridades sublinharam que milhares de famílias continuam em centros de acolhimento e enfrentam carências básicas, incluindo alimentação, cuidados de saúde, vestuário e abrigo, depois de perderem casas, bens e machambas.
Por sua vez, a Presidente do INGD, reafirmou o seu papel na coordenação das acções de prevenção, resposta e mitigação, em articulação com sectores governamentais, parceiros humanitários e a sociedade civil.
Em nome do Governo, foi reiterado o compromisso do Presidente da República em priorizar a resposta nacional à crise. O Executivo reconheceu ainda o apoio regional e internacional mobilizado para operações de resgate e assistência, disse a Presidente.
O Governo de Moçambique manifestou total abertura para reforçar a cooperação multilateral com o AFRICA50.
Fonte: MEF






