27.1 C
New York
Wednesday, February 18, 2026
InícioTecnologiaSOMENTE 7 MILHÕES DE MOÇAMBICANOS TÊM INTERNET; GOVERNO BUSCA EXPANSÃO NACIONAL

SOMENTE 7 MILHÕES DE MOÇAMBICANOS TÊM INTERNET; GOVERNO BUSCA EXPANSÃO NACIONAL

Resumo

Moçambique enfrenta desafio digital com apenas 7 milhões de 35 milhões de habitantes com acesso à Internet. Governo planeia levar banda larga a 301 localidades rurais até 2026, em concurso público financiado pelo Banco Mundial. Expansão em três fases: sul e centro, centro e norte. Iniciativa do Programa Internet para Todos 2030 visa proporcionar serviços digitais a toda a população. Esforços incluem instalação de 143 antenas de telecomunicações e 500 assinaturas digitais com validade jurídica em todas as províncias para melhorar comunicação e acesso à Internet em áreas remotas.

Por: Gentil Abel

Moçambique enfrenta um desafio digital: de quase 35 milhões de habitantes, apenas 7 milhões têm acesso à Internet, segundo o último levantamento da Data Reportal. Sendo que, o Governo quer ampliar a conectividade, especialmente nas zonas rurais, para reduzir a exclusão digital.

Para 2026, o país planeia levar banda larga a 301 localidades rurais, através da instalação de novas infraestruturas de telecomunicações. Desta feita, o processo será realizado via concurso público, promovido pelo Ministério das Comunicações e da Transformação Digital e financiado pelo Banco Mundial, no âmbito do Projecto de Aceleração Digital de Moçambique.

A expansão será feita em três fases. Na primeira, 95 localidades das regiões sul e centro receberão os novos equipamentos. Em seguida, 101 comunidades na região centro passarão a ter acesso à banda larga. Por fim, outras 101 localidades do norte serão contempladas. Assim sendo, espera-se levar serviços de Internet de alta velocidade e comunicações de voz a áreas que, até agora, não tinham essa infraestrutura.

A iniciativa faz parte do Programa Internet para Todos 2030, lançado em 2025 pelo Presidente Daniel Chapo. O programa visa garantir que a maior parte da população rural e urbana tenha acesso a serviços digitais modernos, incluindo educação online, informação e serviços públicos digitais.

No entanto, os esforços já começaram a surtir efeito. Em Novembro, o ministro das Comunicações, Américo Muchanga, informou que 143 novas antenas de telecomunicações foram instaladas em todas as províncias, ao mesmo tempo em que 500 assinaturas digitais com validade jurídica foram implementadas. Segundo o governante, estas medidas visam não apenas melhorar a qualidade da comunicação, mas também garantir que mesmo cidadãos em áreas remotas tenham acesso à Internet.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Preço De Referência Entra No Centro Da Estratégia De Controlo Das...

0
Moçambique vai estabelecer preços de referência para cereais, leguminosas e oleaginosas, visando controlar exportações e reforçar a segurança alimentar...
- Advertisment -spot_img