27.1 C
New York
Thursday, November 20, 2025
InícioNacionalSociedadeAbdul Razak agastado com casos de corrupção que envolvem directores provinciais

Abdul Razak agastado com casos de corrupção que envolvem directores provinciais

Governador da Zambézia, Abdul Razak, apela a gestão transparente do bem pública

O governador da Zambézia mostrou-se revoltado com os casos de corrupção que marcam a sua governação, na segunda província mais populosa do país. Em declarações à imprensa, último domingo, Abdul Razak disse que tem apelado a uma gestão transparente do bem público, uma pretensão contrariada pela recente divulgação de casos de desvio de fundos.

Os últimos dois casos envolvem o ex-director da Agricultura e Segurança Alimentar, Marcelo Chaquisse, e o ex-director da Educação e Desenvolvimento Humano, Armindo Primeiro. Ambos demitiram-se na sequência das investigações em curso na Procuradoria provincial.

“Estamos a detectar situações ligadas à corrupção e má gestão de fundos públicos envolvendo várias esferas da função pública e privada na nossa província. Os casos que envolvem quadros do governo preocupam-nos bastante”, disse o governador da Zambézia.

Razak clarificou, entretanto, que não é intenção do governo prender ou retirar o emprego dos funcionários, mas “é fundamental que as pessoas paguem pelos seus actos”.

O governador afirmou que tem conversado com os seus colaboradores para serem íntegros na gestão da coisa pública. “A cada reunião que costumo manter com os directores provinciais e não só, tenho o cuidado de reiterar sempre sobre a gestão transparente e com princípio de integridade, para não manchar o nosso governo”.

O caso que envolve Marcelo Chaquisse está em fase de instrução preparatória, no Ministério Público, enquanto o processo de Armindo Primeiro já foi remetido à 3.a secção do Tribunal Judicial da Província da Zambézia. Neste processo, com o número 46/2017, investiga-se os contornos da adjudicação directa de obras de reabilitação da Casa da Cultura do distrito de Chinde, no valor de três milhões de meticais.

O governador da Zambézia falava, última sexta-feira, em Quelimane, após dirigir a cerimónia comemorativa dos 42 anos da Independência, na Praça dos Heróis.

Fonte:http://opais.sapo.mz/index.php/sociedade.html

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Bancadas divergem sobre aprovação ou não da Conta Geral do Estado...

0
As bancadas do PODEMOS, Renamo e MDM propõem à Assembleia da República reprovar a Conta Geral do Estado de 2024 devido a violações da Lei de e-SISTAFE. O...
- Advertisment -spot_img