27.1 C
New York
Sunday, November 16, 2025
InícioNacionalPolíticaMDM reprova desempenho de Nyusi

MDM reprova desempenho de Nyusi

Lutero Simango considera que PR centrou avaliação da metade do seu mandato em questões marginais

O Movimento Democrático de Moçambique, através do chefe da sua bancada parlamentar Lutero Simango, considera que os dois anos e meio da governação de Filipe Nyusi foram marcados pela tensão política, dívidas ocultas e uma queda da qualidade de serviços básicos, facto que leva a dar uma classificação totalmente negativa.

“Foram dois anos e meio em que o povo se viu mergulhado numa crise profunda criada pela contração da dívida pública. Também assistimos a queda da qualidade do ensino e dos serviços de Saúde, e várias pessoas tiveram de deslocar-se devido a tensão político-militar. Todos esses factores mostram que a governação do Presidente eleito em 2015 deixaram muito a desejar e não responderam as necessidades básicas da população”, disse Simango.

O chefe da bancada do MDM disse ainda que Filipe Nyusi concentrou o seu informe em aspectos marginais, criticando assim, a omissão das dívidas ocultas que, segundo ele, são a grande preocupação dos moçambicanos, que querem ver responsabilizados todos implicados no processo.

“Os moçambicanos estão a ser obrigados a usar os seus míseros centavos para pagar uma dívida que nem sabem como foi contraída. O que o povo quer é ver os implicados na engenharia das dívidas ocultas a serem responsabilizados. Não basta condenar o antigo ministro da Justiça e os gestores financeiros das empresas envolvidas em actos de corrupção, o povo quer ver resolvido este assunto das dívidas e os culpados devidamente responsabilizados”, realçou.

O MDM considera não ser verdade que Nyusi melhorou as infraestruturas do país, uma vez que as mesmas não estão em zonas produtivas.

“Recentemente foi inaugurado o novo edifício do Banco de Moçambique, por exemplo, mas isto não tem nenhuma implicação no desenvolvimento do país. O que precisamos são infraestruturas que aumentem a produção e a produtividade”, disse Simango.

Lutero Simango reconhece os avanços na manutenção da paz, mas lembra que é preciso que o diálogo seja inclusivo.

 


Fonte: O Pais -Politica

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Conflito entre garimpeiros moçambicanos e zimbabweanos deixa seis feridos

0
Seis pessoas ficaram feridas num confronto na mina de ouro "Seis Carros", em Vandúzi, Manica, entre garimpeiros moçambicanos e um grupo de...
- Advertisment -spot_img