Por Vanildo Polege
No jogo de atribuição do terceiro e quarto lugar da maior prova de basquetebol do país, a Liga Sasol, a A Politécnica levou de vencida a formação da Lázio Maputo, num jogo impróprio para cardíacos, em que as italianas entraram com a missão de defender o terceiro lugar alcançado na época passada, diante das universitárias que não viam limites para os seus sonhos.
No primeiro quarto, as estudantes venceram por 6-9, num arranque de partida bastante apático por parte das duas formações, mas foi no segundo quarto que se registou um enorme equilíbrio na partida, tendo terminado em 12-14, mais uma vez a favor da A Politécnica. Na primeira parte as estudantes já venciam por 18-23.
Na segunda metade da contenda, tudo indicava que a Lázio tinha recuperado o juízo, depois da palestra ministrada por Cleto Chissico nos balneários e as italianas colocaram o treinador Hélio de Sousa a pensar em dobro, mas as estudantes não desistiram e voltaram a vencer por 8-10, colocando o resultado em 26-33.
Já o último quarto foi marcado por idas e vindas no marcador mas a equipa mais esclarecida era das estudantes que venceram por 15-18, tendo fixado o resultado em 41-51, sendo que os 17 pontos, 4 ressaltos e 2 assistências de Lacessila Vilanculos não foram suficientes para levar a Lázio Maputo a mais um ano no pódio da prova. A Politécnica fez história ao entrar para os três primeiros lugares da prova, sendo que as italianas caem para o quarto posto. O destaque nas estudantes vai para Naira Pamupamo que anotou um duplo-duplo, ao marcar 16 pontos e ganhar 13 ressaltos, sendo que Sarifa Fumo foi a cestinha do jogo ao apontar 20 pontos. (LANCEMZ)
Fonte: Lance






