O governador de Inhambane, afirma que o acidente é mais um alerta para a necessidade urgente de repensar a forma como as equipas deslocam-se para os jogos, para evitar que tragédias como esta se repitam.
Era uma tarde chuvosa de sexta-feira, quando o autocarro que transportava a equipa de futebol da Associação Desportiva de Vilankulo despistou-se e capotou na região de Chissibuca, distrito de Zavala. O condutor do autocarro diz que não consegue explicar o que aconteceu, mas a chuva intensa e o estado escorregadio da estrada contribuíram para o sinistro.
No local do acidente, confirmou-se a morte do chefe do departamento de futebol da Associação Desportiva de Vilankulo, única vítima mortal do sinistro. Contudo, a versão do condutor colide com a da Polícia da República de Moçambique (PRM), que, após a análise preliminar, aponta o excesso de velocidade como a principal causa do acidente.
Além da vítima mortal, o acidente provocou vários feridos, entre graves e ligeiros, que foram imediatamente evacuados para o Hospital Distrital de Quissico.
O Governador de Inhambane manifestou solidariedade para com as vítimas do acidente envolvendo a equipa da Associação Desportiva de Vilankulo (ADV). No entanto, diz que o acidente deve servir de alerta e ponto de viragem para a urgente melhoria das condições de transporte do clube.
Para o Governador de Inhambane, já não há espaço para hesitações. Francisco Pagula recorda que esta não é a primeira vez que uma equipa da província se envolve num acidente grave durante deslocações para o Moçambola.
Todos os feridos graves foram transferidos para o Hospital Provincial de Inhambane, a pedido das respectivas famílias, para poder acompanhar de perto a assistência das vítimas.
Fonte: O País