Uma pessoa morreu e outras 14 ficaram feridas em consequência de um acidente de viação ocorrido na noite de domingo, em Nkobe, no Município da Matola, província de Maputo.
O acidente aconteceu, por volta das 19 horas, quando duas viaturas colidiram, uma (de transporte semi-colectivo de passageiros) que seguia sentido Malhampsene-Nkobe e uma camioneta que seguia no sentido contrário.
Segundo testemunhas, várias pessoas ficaram feridas, algumas entaladas debaixo do carro devido a gravidade do sinistro.
“O barulho foi tão forte que nos chamou atenção e saímos para ver o que se passava, quando chegamos aqui vimos que a situação era crítica. O meu marido e mais algumas pessoas tentaram tirar as pessoas de baixo do carro, outras já haviam saído sozinhas, mas também estavam feridas”, relatou a testemunha, na condição de anonimato.
Com a ajuda de um condutor de camionete que passava pelo local, as vítimas foram levadas para o Hospital Provincial de Maputo que confirmou a entrada de 15 pessoas, tendo uma perdido a vida devido à gravidade dos ferimentos.
Em entrevista a este jornal, a directora dos Serviços de Urgência daquela unidade sanitária, Ema Agostinho, fez saber que a vítima mortal teve ferimentos graves na cabeça.
“Dos 14 feridos, três eram crianças. Dois dos feridos foram levados à sala de observação, quatro transferidos ao Hospital Central de Maputo e os outros tiveram alta”, disse.
No hospital provincial há ainda dois doentes internados, um dos quais na sala de cuidados intensivos.
Segundo testemunhas, o acidente pode ter sido causado pela má condução do transportador semi-colectivo de passageiros.
“O País” tentou ouvir a polícia de Trânsito na província de Maputo, mas não teve sucesso.
Fonte: O País