Adelino Timóteo lança livro no Brasil 

0
7
O escritor Adelino Timóteo desembarca no Brasil para uma agenda literária que pretende reafirmar os laços históricos e culturais entre aquele país latino-americano e os países africanos. 

No Brasil, o autor de Nação pária, A virgem da Babilónia ou Viagem à Grécia através da Ilha de Moçambique é convidado de honra da Festa Literária de Irecê (Flirecê), no interior da Bahia, e também participará de uma mesa especial, dedicada à sua trajectória e obra, na Casa Motiva, em Salvador, na Flipelô (Festa Literária Internacional do Pelourinho).

Durante a sua passagem pelo Brasil, o autor lançará “Nós, os do Macurungo”, publicado pela Editora Rua do Sabão. O livro chega após o sucesso comercial de suas obras anteriores no país, “Os oito maridos de Dona Michaela da Cruz” e “A biblioteca debaixo da cidade”, que conquistaram leitores e ampliaram o reconhecimento de sua literatura entre o público brasileiro. 

“A obra que será lançada [“Nós, os do Macurungo”] no Brasil é ambientada em um dos bairros da cidade da Beira, o Macurungo, mergulhando em memórias coletivas e individuais marcadas por afetos, perdas e resistências. Com uma prosa poética e intensa, Adelino Timóteo amplia o alcance da literatura moçambicana, oferecendo um retrato íntimo e profundo da vida em um bairro africano”, adianta a nota de imprensa da Editora Rua do Sabão, que edita o escritor.

De acordo com o gerente de comunicação da Editora Rua do Sabão, Heider de Assis, “A visita de Adelino Timóteo reafirma o compromisso da Rua do Sabão com o intercâmbio cultural entre os países lusófonos e oferece ao público brasileiro a chance de se conectar com uma literatura marcada pela força da memória, da identidade e da linguagem. A presença do autor na Bahia — estado que é símbolo da herança afro-brasileira — representa um momento de celebração e reconexão.”

No livro “Nós, os do Macurungo”, Adelino Timóteo compartilha as suas memórias da infância vivida no bairro Macurungo, na cidade da Beira. A localidade aparece como esplendorosa síntese e amostra de todo o país, reflectindo as mentalidades, os hábitos e os tipos humanos de uma época crucial na história de Moçambique. 

O livro, que será lançado no dia 8 de Agosto, é mais do que um relato pessoal; é uma tentativa de resgatar e preservar a memória colectiva de um período esquecido ou negligenciado pela sociedade contemporânea.

Nesta ida ao Estado de Salvador, portanto, o escritor vai participar em dois eventos: Flirecê e na tradicional Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô), que acontecerá de 6 a 10 de Agosto. 

A ida ao Brasil acontece um dia depois de Adelino Timóteo ter sido homenageado pela Universidade Pedagogica de Maputo, pelos seus 30 anos de percurso literário. 

 

Fonte: O País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!