27.1 C
New York
Monday, February 9, 2026
InícioEconomiaAdministração Trump Cancela 679 Milhões de Dólares Para Projectos de Energia Eólica...

Administração Trump Cancela 679 Milhões de Dólares Para Projectos de Energia Eólica Offshore nos EUA

A Administração do Presidente Donald Trump anunciou o cancelamento de 679 milhões de dólares norte-americanos em financiamentos federais destinados a projectos de apoio à energia eólica offshore, numa decisão que agrava a pressão sobre o sector das renováveis nos Estados Unidos e ameaça travar a expansão de projectos já em fase avançada de execução.


O Departamento de Transportes norte-americano confirmou, na sexta-feira, que os fundos seriam redireccionados para a modernização de portos e outras infra-estruturas. Entre os projectos mais afectados está o Humboldt Bay Offshore Wind, na Califórnia, que perdeu cerca de 427 milhões de dólares em apoios federais. O projecto tinha como objectivo servir de terminal marítimo para montagem de turbinas, em linha com a meta da Califórnia de instalar 25 gigawatts de capacidade eólica offshore até 2045.

Outras iniciativas atingidas incluem o Arthur Kill Terminal, em Staten Island, Nova Iorque (48 milhões USD), o Sparrows Point Steel Marshalling Port, em Baltimore (47 milhões USD), e o Norfolk Offshore Wind Logistics Port, na Virgínia (39 milhões USD), entre várias obras de menor dimensão distribuídas pelos estados de Rhode Island, Nova Jérsia, Massachusetts e Carolina do Norte.

O Secretário dos Transportes, Sean Duffy, justificou a decisão afirmando que os projectos eólicos seriam “desperdício de recursos que poderiam ser aplicados na revitalização da indústria marítima americana”. Contudo, especialistas do sector consideram que a medida faz parte de uma ofensiva política mais ampla da Administração Trump contra a energia limpa.

A indústria eólica tem estado sob ataque desde o início do mandato de Trump, quando suspendeu novas concessões para projectos offshore. Mais recentemente, o Departamento do Interior ordenou à dinamarquesa Orsted A/S a suspensão das obras no Revolution Wind, ao largo da Nova Inglaterra, um projecto já com 80% de execução. O anúncio levou as acções da empresa a registarem mínimos históricos.

O Presidente Trump foi mais longe ao declarar que a sua Administração não aprovará novos projectos de energia solar ou eólica no país. Responsáveis do sector alertam que esta ofensiva poderá provocar uma escalada nos preços da electricidade, travando simultaneamente a transição energética e a criação de emprego em cadeias de valor emergentes.

Fonte: O Económico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Moçambique de volta ao CAN de Futsal após elimina a Mauritânia

0
Moçambique garantiu o regresso ao Campeonato Africano de Futsal após seis anos, ao vencer a Mauritânia por 3-1 na segunda mão, com um agregado de 7-4. A equipa...
- Advertisment -spot_img