27.1 C
New York
Wednesday, October 29, 2025
InícioDesportoAgentes dos clubes capacitados pela CAF em matérias de segurança e protecção...

Agentes dos clubes capacitados pela CAF em matérias de segurança e protecção em jogos de futebol

Resumo

A Confederação Africana de Futebol (CAF) iniciou uma oficina de segurança em Moçambique com o lema "Zero mortes em jogos de futebol em África". O workshop visa capacitar oficiais de segurança de clubes, polícia e entidades governamentais, com foco em gestão de multidões, controle de acesso e planos de emergência nos estádios. Moçambique é o 5° país a aderir a esta formação, que visa melhorar a segurança nos eventos desportivos. Os participantes receberão certificados para trabalhar em eventos desportivos em toda África e treinar outras pessoas, com o objetivo de mudar a cultura de segurança nos estádios de futebol em Moçambique. O workshop decorre durante três dias e pretende garantir um ambiente seguro nos campos de futebol.

“Zero mortes em jogos de futebol em África” é o lema da oficina intensiva de segurança e protecção da Confederação Africana de Futebol (CAF) iniciada na manhã desta terça-feira, 28 de Outubro, no auditório Ferdinand Wilson, na sede da Federação Moçambicana de Futebol.

Por Neyma Dos Santos

Com o objectivo de instruir e capacitar oficiais de segurança de clubes, membros da polícia, segurança privada e entidades governamentais, o workshop vai formar cerca de 40 participantes oriundos de várias províncias do nosso país.

VEJA NO NOSSO YOUTUBE

 De acordo com o vice-presidente da FMF para a área de comunicação e marketing, Gervásio de Jesus, o Workshop tem como meta garantir que indivíduos responsáveis pela segurança nos estádios e não só possuam habilidades para lidar com gestão de multidões nos campos,  controle de acesso, planos de emergência.

” O objectivo fundamental deste Workshop é formar pessoas em matérias específicas de segurança a nível de estádios. Este é um trabalho que vem sendo realizado pela CAF em todas federações africanas. Moçambique é o 5° país a aderir à essa formação. Os formandos vão perceber a diferença entre a segurança pública e a segurança para eventos desportivos em estádios de futebol. Portanto, são áreas que se complementam em termos de efectividade é feita com base nos instrumentos estabelecidos pela CAF”.

Segundo Zolile Villakatti, oficial de segurança da CAF  e ministrante da oficina , o workshop é uma iniciativa do órgão máximo do futebol africano,CAF e foi  lançado no ano passado para as 54 federações de África.

“Nós fazemos estas oficinas para todos os clubes de África e selecções. Estamos aqui a convite da Federação Moçambicana de Futebol para que Moçambique possa beneficiar-se destas oficinas em termos de futebol local . Depois do treinamento, os formandos vão receber certificados que lhes permitirão trabalhar na segurança em eventos desportivos por toda África. E eles estarão capacitados para treinar outras pessoas. Nós esperamos e acreditamos  que com esse treinamento, a tendência que é cultura nos eventos de futebol em Moçambique, vai mudar”.

Por sua vez, Ibrahimo Seda, membro da segurança do Clube Desportivo de Nacala, afirmou que participa do workshop em busca de partilha de experiências no âmbito da segurança e protecção nos campos de futebol.

“Participo do workshop para poder trocar experiências sobre a segurança nos campos da cidade de Nacala e não só, com os demais colegas de outros clubes e membros da CAF, visto que em Nacala já vínhamos sofrendo com questões de segurança. O futebol é uma festa e não uma luta e é preciso que todos desfrutemos e saiamos satisfeitos do estádio”.

 

Com duração de três dias (28-30 de outubro), o workshop de segurança e protecção em eventos desportivos constitui uma oportunidade única para que os oficiais de segurança em Moçambique tenham mais capacidade para garantir um ambiente saudável e seguro nos campos de futebol. (LANCEMZ)

 

Fonte: Lance

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Moçambique recebe apoio da ONU para implementação de pulseiras electrónicas 

0
O Ministro da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos deu garantias de que o Governo já tem financiamento assegurado para implementar a pulseira...
- Advertisment -spot_img