Alemanha Disponibiliza 45,5 Milhões de Euros Para Financiar Agricultura em Moçambique

0
6

A Alemanha vai financiar com 45,5 milhões de euros o sector agrícola moçambicano, através de um programa de crédito subsidiado destinado a micro, pequenas e médias empresas (MPME). A iniciativa, anunciada pela Embaixada da Alemanha em Maputo, enquadra-se no reforço da cooperação bilateral e visa estimular um crescimento inclusivo e sustentável da agricultura.


O financiamento será operacionalizado pelo banco de desenvolvimento KfW, no âmbito da Cooperação Alemã, e materializado através do programa FINOVA, que deverá ser lançado “em breve”. O mecanismo prevê linhas de crédito com taxas de juro até 10% ao ano, direccionadas para capital de giro e investimentos produtivos.

Para além do crédito, o FINOVA contempla seguro climático e consultoria especializada, instrumentos que procuram aumentar a resiliência dos produtores nacionais perante os choques climáticos e melhorar a eficiência da gestão agrícola.

“A medida representa uma oportunidade única para financiar o futuro da agricultura moçambicana de forma inclusiva e sustentável”, sublinha a nota da Embaixada da Alemanha.

Este apoio insere-se no compromisso assumido pelo Governo alemão em 2024, no valor de 90 milhões de euros destinados a novos projectos de desenvolvimento em Moçambique, incluindo 10 milhões especificamente para iniciativas ligadas ao clima.

Após as negociações intergovernamentais realizadas em Berlim, em Junho de 2024, os dois países acordaram em dar continuidade e profundidade a uma cooperação considerada já de grande sucesso, reforçando a aposta em sectores estratégicos para o desenvolvimento socioeconómico de Moçambique.

<

p style=”margin-top: 0in;text-align: justify;background-image: initial;background-position: initial;background-size: initial;background-repeat: initial;background-attachment: initial”>

Fonte: O Económico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!