Ana Paula Sinaportar deixou a sua marca e potencial no Kepler Volleyball Club do Ruanda

0
6
A voleibolista internacional moçambicana Ana Paula Sinaportar faz um balanço positivo da sua primeira época como jogadora profissional ao serviço o Kepler Volleyball Club, equipa milita na Liga Profissional de Voleibol do Ruanda, país da África Ocidental.

 

Por Alfredo Júnior

 

Depois de se destacar ao serviço do Clube Desportivo da Universidade Pedagógica de Maputo, tendo rumado ao Brasil, Ana Paula Sinaportar rumou ao Ruanda no princípio do presente ano, tendo sido uma das apostas da recém-criada equipa do Kepler Volleyball Club que ficou rendida ao potencial da moçambicana uma das melhores da modalidade ao nível do país e da Zona VI de África, tendo deixado ficar a sua marca no voleibol de sala e no vólei de praia.

 

Depois de uma época em que passou por uma nova experiência, Sinaportar faz uma avaliação positiva da sua presença em Kigali.

 VEJA NO NOSSO YOUTUBE

“Avalio a minha época de uma forma positiva, tendo em conta que a equipa do Kepler, foi a primeira vez a participar do campeonato do Ruanda. É uma equipa nova, de meninas novas, meninas promissoras, e a Liga lá é muito forte, uma liga profissional que conta com atletas de quase todo o continente africano, porque as equipas lá vêm contratam os melhores atletas de cada país africano”, disse Sinaportar. 

 

QUARTI LUGAR NA ESTREIA DO KEPLER

 

Apesar do seu bom desempenho individual, a voleibolista moçambicana lamenta o facto de o Kepler não ter conseguido a qualificação para as provas africanas, ao terminar na quarta posição na classificação final da Liga do Ruanda.  

 

“Avalio de uma forma positiva, a equipa ficou em quarto, tendo ficado em quarto, não conseguiu qualificar para o campeonato africano, que será em 2026, é um país ainda a anunciar, mas fico feliz pela minha participação lá, fico feliz por ter ajudado a equipa, apesar de não ter terminado da melhor forma, porque não pude terminar as últimas fases de play-off por conta da lesão no joelho”, referiu a nossa entrevistada.

 

Sinaportar espera qua após a primeira época para a equipa do Kepler a próxima temporada seja melhor dado os ensinamentos colhidos na temporada de estreia.

 

“Acredito que voltaremos em grande, voltaremos a competir, porque uma grande equipa não é só feita de vitórias, mas de trabalho, e quem sabe nos próximos campeonatos ou na próxima temporada que vai começar em Outubro, podemos voltar ainda melhor para competir”, disse Ana Paula. 

 

REGRESSO A KIGALIE AINDA EM ABERTO

 

A voleibolista moçambicana fechou-se em copas quando abordada sobre a continuidade da sua ligação com o Kepler do Ruanda, mas não escondeu a intenção de voltar a Kigali.

 

“Não gostaria de falar do meu contrato, mas a minha ligação contínua, não gostaria de falar do meu contrato, porque acho que é algo particular. Não gostaria de falar sobre isso agora, mas em todo caso o campeonato começa no próximo mês de Outubro e tenciono voltar lá a Kigali”, referiu.

 

Ana Paula Sinaportar diz ter sido uma experiência interessante jogar num campeonato de voleibol diferente de Moçambique, visto que no Ruanda a modalidade é encarada de forma profissional.

 

“Tem sido uma experiência muito boa, me ajuda a crescer profissionalmente como atleta, mas também como pessoa, porque o campeonato é profissional, não só de treinos coletivos, mas também de treinos individuais, porque é uma liga muito forte e me ajuda a crescer profissionalmente, principalmente”, explicou a voleibolista.

 

CRESCER NO VOLEIBOL PROFISSIONAL

 

Depois da experiência adquirida no Brasil e no Ruanda, Ana Paula Sinaportar espera continuar a crescer no voleibol profissional africano e não só.

 

“Eu espero continuar sempre a trabalhar e continuar sempre a trabalhar para poder jogar em equipes de alto nível e espero continuar a aprender e poder ajudar sempre com aquilo que eu sei e estou aberta a aprender também. A minha turnê foi boa, acredito que foi muito bom ter ido ao Brasil antes de ter ido à Ruanda, porque o ritmo do treino foi diferente, em Kigali foi igualzinho ao do Brasil, então não tive muitos desafios quanto a isso, mas acredito que tenho que trabalhar ainda mais, porque ainda sou muito nova e pretendo dar o melhor de mim” disse a voleibolista.

 

Ana Paula Sinaportar, nascida a 5 de Setembro de 2000 em Maputo, é actualmente uma das melhores voleibolistas de Moçambique e da África Austral, esteve ao serviço do Académica de Maputo, formação que deixou em 2023 para representar a UP Maputo. No seu palmarés conta com vários títulos, sobretudo no vólei de praia, onde foi medalha de bronze dos Jogos Africanos de 2023, realizados em Março de 2024 em Acra, no Gana. (LANCEMZ)

 

Fonte: Lance

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!