Após a reunião, Tony Blair afirmou que teve uma “boa conversa” com o Presidente moçambicano e destacou as ideias do Chefe do Estado como fundamentais para transformar Moçambique.
O antigo governante britânico sublinhou que o Instituto Tony Blair para a Mudança Global (TBI), organização que fundou em 2016, já operou em Moçambique há vários anos e encontrou no país um forte potencial de crescimento. “O meu instituto trabalhou em Moçambique por vários anos e eu acho que há muito potencial no país”, afirmou.
Blair ressaltou a importância da diversificação económica, apontando que a visão do Presidente Chapo vai além da exploração de recursos naturais. “No futuro terá fontes significativas de rendimento, obviamente, dos recursos, mas acho que ele está muito concentrado no aqui e agora, e em como o país pode se desenvolver, não apenas em termos de recursos, mas em áreas como agricultura, turismo e geração de energia”.
Na mesma ocasião, Tony Blair frisou que a cooperação com Moçambique continuará a ser reforçada através do TBI, que presta apoio técnico e estratégico em diversas áreas de governação e desenvolvimento. “Estamos ansiosos para continuar trabalhando juntos e desejo-lhe o melhor. Eu acho que ele realmente quer o melhor para o país e o país merece isso”, acrescentou.
O Instituto Tony Blair para a Mudança Global actua em dezenas de países, sobretudo em África, em domínios como governação, políticas públicas, energia, agricultura, mudança climática e tecnologia.
Fonte: O País