Mais de 62 mil clientes da Electricidade de Moçambique na cidade de Maputo passaram parte do dia e noite de quarta-feira sem a corrente elétrica, o que condicionou alguns serviços essenciais. A EDM diz que a restrição se deve a problemas numa linha de transmissão e ao rompimento de um cabo que transporta energia aos bairros. Entretanto, garante que o problema será resolvido ainda hoje.
A cidade de Maputo viveu um apagão durante a noite de quarta-feira e madrugada de quinta-feira, facto que condicionou alguns serviços insensíveis para além criar desassossego nos moradores.
As ruas andaram às escuras expondo ao perigo os carros em trânsito mas também a vida humana, enquanto isso, os munícipes lamentavam.
“Eu não esperava que isso acontecesse e estou muito preocupada”, queixou-se Sheize Bomba.
Alguns moradores relataram que os cortes de corrente elétrica começaram a ser registrados por volta das 12 horas, em bairros como e ao longo da avenida Eduardo Mondlane.
A Julius Nyerere também cedeu a escuridão, e nas proximidades, a maior unidade sanitária do país, Hospital Central de Maputo, foi vítima.
Os responsáveis do local não se pronunciaram sobre o assunto, entretanto, fontes próximas avançaram que houve dois a três minutos de alternância de energia, e que o primeiro ponto a ser restabelecido foi a enfermaria de Medicina.
Em geral, o apagão atingiu os bairros Central, Sommerschield, Polana, Mafalala, Malhangalene, Alto Maé para além da baixa da cidade, em números de 62 mil clientes.
Porque o problema continuava, nesta quinta-feira, este é o som que mais se ouvia, em várias avenidas da capital do país.
Geradores elétricos ligados, e até painéis solares, para não permitir que o comércio parasse.
“Estamos sem corrente desde ontem, por volta das 18 horas, está ser um pouco complicado trabalhar porque vendemos eletrodomésticos e a facturação é através da corrente eléctrica” contou Atija Filipe, representante de um estabelecimento comercial.
E para quem não tinha alternativa, só podia esperar, enquanto acumulava prejuízos.
“É de espantar que uma zona comercial como esta tenha problemas como este, por tanto tempo, os nossos produtos estão a ficar estragados e não temos como trabalhar. Quando não temos energia não temos nem como cortar as carnes aqui no talho ”, lamentou Virginia Massingue , Comerciante.
Em conferência de imprensa, a Electricidade de Moçambique explicou as razões das restrições no fornecimento de energia.
“Nós efectivamente tivemos no início da noite de ontem uma avaria na nossa linha de transmissão, a partir da nossa subestação na nossa central térmica e condicionou o estabelecimento da energia elétrica em parte da cidade de Maputo, mas o problema foi resolvido. Hoje, o problema estava num cabo subterrâneo e estamos a trabalhar para solucionar ”, explicou Francisco Iroga, administrador Comercial da EDM.
O administrador Comercial da EDM garante que tudo será feito para que o problema seja resolvido ainda esta quinta-feira.
Fonte: O País