Resumo
A Primeira-Ministra Benvinda Levi instou a Agência de Promoção de Investimentos e Exportações (APIEX) a garantir a implementação oportuna de projetos aprovados. Na cerimónia de posse, foram desafiados Luís Machava da APIEX, Feliz Malate do IPEME, Luís Fazenda do ICM e Hilário Pereira da ARA-Centro a cumprirem os seus papéis. O IPEME deve focar-se no apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas nacionais, enquanto o ICM é chamado a impulsionar a produção agrícola, especialmente da agricultura familiar. Por sua vez, a ARA-Centro tem a responsabilidade de operar e inspecionar infraestruturas de armazenamento de água, defesa contra cheias e inundações públicas e privadas.
Estes e outros desafios foram deixados hoje pela Primeira-Ministra, Benvinda Levi, durante a cerimónia de tomada de posse de Luís Machava, director-geral da Agência para a Promoção de Investimento e Exportações (APIEX); Feliz Malate, director-geral do Instituto para a Promoção das Pequenas e Médias Empresas (IPEME); Luís Fazenda, director-geral do Instituto de Cereais de Moçambique (ICM); e Hilário Pereira, director-geral da Administração Regional de Águas do Centro (ARA-Centro).
O director-geral do IPEME foi desafiado a centrar sua atenção em acções que estimulem a criação, desenvolvimento e modernização das Micro, Pequenas e Médias Empresas nacionais nos diversos ramos de actividade da nossa economia, bem como aprimorar os mecanismos que assegurem a assistência técnica e capacitação.
O ICM deve contribuir para a dinamização e aumento da produção e produtividade do sector agrícola, sobretudo da agricultura familiar.
Já a ARA-Centro deve garantir a operação, manutenção e inspecção de infra-estruturas de armazenamento de água e de defesa contra cheias e inundações de domínio público, assim como a inspecção das infra-estruturas do sector privado.
Fonte: Jornal Noticias






