Foi carregada de ouro, prata e bronze que as duplas moçambicanas desembarcaram no Aeroporto Internacional de Mavalane após conseguirem sair medalhadas e com a qualificação para os Campeonato do Mundo assegurada após a participação no Campeonato Africano que decorreu no Marrocos.
Por Redacção LanceMZ
Ao todo são quatro duplas nacionais que nas areias quentes da praia de Martil, em Tetouan conseguiram o apuramento para o Mundial nas categorias de seniores e de Sub-21, em masculinos e femininos.
Na categoria de Sub-21 em femininos, Verónica Roque e Nádia Bango, sagraram-se Campeãs Africanas, após vencer o Egipto por 2-0, na final da competição. Os parciais foram de 21/16 e 21/15.
VEJA NO NOSSO YOUTUBE
“Foi uma experiência muito boa, sendo a primeira vez, dificuldades houveram sim, mas conseguimos ultrapassá-las, graças a Deus conseguimos alcançar o pódio. Foi muito bom, porque na primeira competição que eu participei não conseguimos chegar ao pódio e agora estou muito feliz por ter chegado ao pódio e ter ficado em primeiro lugar”, considerou a dupla Verónica Roque e Nádia Bango.
Em Sub-21 masculinos, a dupla Helton Guvo e Ednilson Timane, também trouxe prata para o país, sendo que está apurada para o Mundial que vai ter lugar este ano no México.
“Foi um pouco difícil porque nós fomos a dupla mais baixa do africano, então essa dificuldade às vezes nos ajudou mais a ter vontade, apesar das dificuldades, tivemos força de vontade, acabamos por ficar em segundo lugar. Foi um campeonato satisfatório, não conseguimos ganhar o primeiro lugar, mas este título é um título e foi merecido”, comentou o par Helton Guvo e Ednilson Timane.
ESFORÇO REDOBRADO PARA O MUNDIAL
Em seniores, a dupla feminina Vanessa Muianga e Mércia Mucheza conquistou a medalha de prata. As atletas nacionais acabaram derrotadas após muita luta diante da equipa anfitriã (2-0), com parciais de 15-21 e 21-23.
“Acredito que estivemos bem, demos o nosso máximo e assim alcançamos esse resultado que tivemos.Trabalhamos bastante nos últimos dias para que conseguíssemos qualificar, que era o nosso primeiro objetivo e graças a Deus conseguimos”, disse Vanessa Muianga enquanto que Mércia Mucheza considerou que “a participação foi muito boa, é uma honra de voltar a representar o país, estive ausente por muito tempo e foi um regresso mesmo com chave de ouro”.
Na vertente masculina, Moçambique também esteve em destaque. José Mondlane e Osvaldo Mungoi conquistaram a medalha de bronze ao derrotar a Selecção do Togo por 2-0, com os parciais de 21-15 e 21-14.
Por sua vez, o secretário-geral e chefe da delegação nacional, Pelágio Pascoal, falou do feito alcançado pelos voleibolista no africano e perspectivou o mundial.
“Nós conseguimos trazer uma medalha de ouro, duas de prata e uma de bronze. Tínhamos possibilidade de fazer pelo menos duas medalhas de ouro e falhamos nas finais que estivemos a disputar. A nossa qualificação ao Mundial vai significar, do nosso lado, ainda mais trabalho, uma vez que a prova mundial é de um nível ainda mais elevado, com grandes exigências”, considerou Pelágio Pascoal.
As conquistas obtidas no campeonato africano garantiram para Moçambique a presença nos Campeonatos do Mundo na Austrália, em seniores em Novembro e no México Sub-21 em Outubro. (LANCEMZ)
Fonte: Lance