27.1 C
New York
Tuesday, November 4, 2025
InícioTecnologiaApós faltarem em reunião da AGU, big techs comparecem em evento do...

Após faltarem em reunião da AGU, big techs comparecem em evento do PL

Após recusarem um convite da Advocacia-Geral da União (AGU) para uma Consulta Pública sobre regulação de redes sociais, empresas de tecnologia como X (Antigo Twitter), Google, Meta, TikTok e Kwai são confirmadas em evento político do PL. Realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, a convenção mira aprimorar as estratégias políticas nessas plataformas para as eleições de 2026.

O evento, que ocorre entre a quinta-feira (20) e hoje (21), contou com a palestra de um representante do X. Segundo as falas do porta-voz, a rede social de Elon Musk funciona como uma “praça pública digital”, mantendo as características de liberdade de expressão inegociáveis.

A plataforma do bilionário também destacou o recursos de Notas da Comunidade, que servem para informar detalhes sobre uma publicação. Contudo, as notas são feitas pelos próprios usuários e correm o risco de estarem erradas, uma vez que não há equipes de moderação para checar os fatos.

Esse é um movimento similar ao que a Meta anunciou nos últimos meses, quando o CEO Mark Zuckerberg retirou a checagem de fatos das suas plataformas em diversos países. O intuito é utilizar um recurso similar ao das Notas da Comunidades, embora não tenha sido implementado no Brasil.

O Google também é uma das figurinhas carimbadas no evento, que em resposta à Veja, aponta sempre participar de diversos eventos para fornecer treinamentos. “Esse tipo de iniciativa contribui com o entendimento de profissionais em diversas áreas sobre novas tecnologias, incluindo a inteligência artificial. Ao longo dos últimos anos, o Google ministrou treinamentos para organizações pelo país, incluindo partidos políticos de todos os campos, órgãos públicos, empresas e empreendedores”, revela a nota da empresa.

Com uma resposta similar, o Kwai também revelou que fará somente um treinamento. Meta e TikTok ainda não se pronunciaram até o momento, mas dada a aproximação da Meta com o governo Trump e o PL ser ligado ao conservadorismo, não é surpresa a participação da empresa no evento.

Inclusive, o seminário contou com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro, que ironizou a possibilidade de prisão. Investigado por tentativa de golpe de estado, o ex-presidente disse “Eu caguei para a prisão” em tom de deboche.

Fonte: TecMundo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Chapo trabalha hoje e amanhã na província de Inhambane

0
O Presidente da República, Daniel Chapo, está em visita de trabalho à província de Inhambane, com destaque para Vilankulo, para promover o turismo sustentável...
- Advertisment -spot_img