O projecto prevê a construção e gestão de um parque industrial na província de Sofala, que integrará várias unidades de processamento de minerais para a produção de dióxido de titânio, alumínio, aço, cimento, baterias, painéis solares, entre outros.
A informação foi anunciada pela Primeira-Ministra, Maria Benvinda Levi, no encerramento da 60.ª edição da Feira Internacional de Maputo (FACIM).
Segundo a dirigente, no primeiro semestre do presente ano o investimento directo nacional atingiu cerca de 144 milhões de dólares norte-americanos, equivalentes a 3,65 por cento do total aprovado no período.
No conjunto, foram autorizados 115 projectos de investimento, avaliados em aproximadamente 5 mil milhões de dólares, com potencial para criar cerca de 17 mil empregos.
“Como se pode notar, estes dados indicam que a nossa economia tem vindo a registar uma recuperação gradual após a contracção verificada no quarto trimestre de 2024 e no primeiro trimestre do ano em curso”, afirmou a governante.
A Primeira-Ministra acrescentou ainda que a retoma do crescimento económico encontra reflexo no dinamismo da FACIM, que nesta edição contou com a participação de 2.334 expositores nacionais e estrangeiros, cujos números preliminares de visitantes está acima de 55 mil.
Fonte: Jornal Noticias