27.1 C
New York
Saturday, November 8, 2025
InícioNacionalArranca julgamento de oito acusados de traficar 644 pontas de marfim

Arranca julgamento de oito acusados de traficar 644 pontas de marfim

Iniciou hoje, na Sétima Secção Criminal do Tribunal Judicial da Cidade de Maputo, o julgamento de oito indivíduos acusados de envolvimento no tráfico internacional de 644 pontas de marfim, equivalentes a 2.814 quilogramas, dissimuladas em sacos de milho e com destino aos Emirados Árabes Unidos.
No banco dos réus estão P. Guilamba, C. Langa, G. Lussaca, D. Ngoca, J. Nhaca, Z. Tamele, L. Tivane e R. Abdula, acusados de associação criminosa, corrupção, abuso de cargo, uso de documentos falsos e tráfico internacional de espécies protegidas. O Ministério Público sustenta que a carga, apreendida em Maio deste ano no Porto de Maputo, estava associada à empresa AGXLOGISTIC SU, Lda, registada com dados de um cidadão já falecido. Outros sete suspeitos permanecem foragidos.
Na sessão inaugural, dedicada à leitura da acusação e início da produção de prova, a magistrada destacou que o esquema teria causado prejuízos ao Estado moçambicano e beneficiado redes criminosas com ligações internacionais.
Durante a audiência, o arguido D. Ngoca declarou trabalhar como ajudante de despachante aduaneiro na empresa de L. Tivane. Contou que foi apresentado por este a A. Sitoe, suposto despachante “freelancer” sem licença, e que a sua participação no caso limitou-se a submeter, no Sistema de Janela Única Electrónica, processos com credenciais do seu chefe. “Tive conhecimento apenas da exportação de milho para Dubai e não de pontas de marfim. Não sei quais documentos são exigidos para exportar espécies proibidas”, afirmou, acrescentando que não fiscalizou o conteúdo da mercadoria nem conhece a empresa responsável pelo envio.
Ngoca garantiu que toda a tramitação foi feita com autorização de L. Tivane, incluindo a assinatura de requerimentos e pedidos de assistência fiscal. Disse ainda que os documentos pareciam regulares e que não houve qualquer pressão para o processamento.
O julgamento prossegue com a audição de outros arguidos e testemunhas.

 

Fonte: Jornal Noticias

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

PESOE 2026: Governo Aposta em Infra-Estruturas, Agricultura e Energia Como Eixos...

0
O Plano Económico e Social e Orçamento do Estado (PESOE) para 2026 propõe uma mudança na política económica de Moçambique, destacando o investimento público e...
- Advertisment -spot_img