Resumo
O recenseamento militar em Moçambique decorre de 1 a 28 de fevereiro, abrangendo cidadãos nascidos em 2008, com o objetivo de implementar a Lei do Serviço Militar. Estima-se recensear 221.141 jovens este ano, através de 1.499 postos fixos e 171 móveis, para garantir ampla cobertura territorial. O lema da ação é "Recenseamento Militar, engajando jovens ao serviço da Pátria para o fortalecimento da paz e soberania nacional". O processo ocorrerá em diversas localidades, incluindo missões diplomáticas e consulares no exterior, exigindo a apresentação de documento de identificação válido e declaração de residência. Os cidadãos recenseados receberão um recibo como comprovativo da sua participação.
A acção enquadra-se na implementação da Lei do Serviço Militar e tem como lema “Recenseamento Militar, engajando jovens ao serviço da Pátria para o fortalecimento da paz e soberania nacional”.
O Ministério da Defesa Nacional prevê recensear, este ano, 221.141 jovens, tendo sido criados 1.499 postos fixos e 171 postos móveis, com vista a garantir maior cobertura territorial e facilitar o acesso dos cidadãos ao serviço.
Segundo o Director Nacional de Recursos Humanos, Coronel Jorge Delfim Leonel, o recenseamento terá lugar nas administrações distritais, autarquias locais, postos administrativos, estabelecimentos de ensino e, no exterior, nas missões diplomáticas e consulares, de acordo com a área de residência do cidadão.
No acto do recenseamento, os cidadãos deverão apresentar documento de identificação válido (Bilhete de Identidade ou talão e cédula pessoal), bem como declaração de residência emitida pelas autoridades locais. Aos cidadãos recenseados será entregue um recibo comprovativo da sua apresentação.

Fonte: Jornal Noticias






