27.1 C
New York
Friday, January 2, 2026
InícioDesportoArrancam obras de melhoria do abastecimento de água e saneamento em Namapa

Arrancam obras de melhoria do abastecimento de água e saneamento em Namapa

Resumo

O Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos lançou o Projecto Água Segura para Vilas e Zonas Rurais, financiado pelo Banco Mundial em 150 milhões de dólares. Namapa, em Eráti, foi o primeiro local a receber o projeto, que se estenderá à província da Zambézia. As obras do reservatório de dois mil metros cúbicos em Namapa estão em andamento, fazendo parte do Sistema de Abastecimento de Água da região. Este projeto beneficiará 74.749 pessoas, melhorando o acesso à água potável e impactando positivamente a saúde pública e qualidade de vida. Implementado pelo Governo de Moçambique, através do Ministério das Obras Públicas, o projeto é coordenado pela Direcção Nacional de Abastecimento de Água e Saneamento e pela Administração de Infraestruturas de Água e Saneamento.

O  Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos lançou, recentemente, o Projecto Água Segura para Vilas e Zonas Rurais, financiado pelo Banco Mundial e orçado em 150 milhões de dólares norte-americanos. Namapa, no distrito de Eráti, foi o primeiro ponto da implementação do projecto que vai chegar também à província da Zambézia.

As obras de construção do reservatório apoiado (tanque de água), com capacidade para dois mil metros cúbicos, equivalentes a dois milhões de litros de água, decorrem a um ritmo satisfatório em Namapa, na vila de Eráti, província de Nampula. 

O reservatório integra o futuro Sistema de Abastecimento de Água de Namapa, composto por captação, Estação de Tratamento de Água, Centro Distribuidor, conduta adutora e rede de distribuição, infra-estrutura edificada de raiz no âmbito do Projecto Água Segura para Vilas e Zonas Rurais.

No terreno, é visível o trabalho coordenado entre o empreiteiro, a fiscalização e as equipas técnicas que se dedicam à edificação deste sistema moderno e resiliente. Quando concluído, a primeira e segunda fases,  o empreendimento irá garantir água potável a 74.749 pessoas, transformando significativamente o panorama socioeconómico de Eráti, em particular, e de Namapa, no seu conjunto.

A melhoria no acesso à água segura representa, igualmente, um contributo directo para a saúde pública e para a qualidade de vida dos beneficiários.

O Projecto Água Segura para Vilas e Zonas Rurais, financiado pelo Banco Mundial, possui um orçamento global de 150 milhões de dólares norte-americanos. Trata-se de uma iniciativa do Governo de Moçambique, implementada pelo Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, através de duas entidades de nível central: a Direcção Nacional de Abastecimento de Água e Saneamento e a Administração de Infraestruturas de Água e Saneamento – Instituto Público (AIAS-IP).

Nas províncias de Nampula e Zambézia, o projecto conta, adicionalmente, com o apoio das respectivas Direcções Provinciais das Obras Públicas.

Pequenos agricultores denunciam deslealdade na venda por estrangeiros

Fonte: O País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

BVM Acelera Modernização Tecnológica E Reforça Papel No Financiamento Da Economia

0
A Bolsa de Valores de Moçambique está a modernizar a sua infraestrutura tecnológica para se afirmar como um meio de financiamento económico. Em 2025, mobilizou...
- Advertisment -spot_img