As contas de FC Porto e Sp. Braga para o apuramento na Liga Europa

0
33
FC Porto-Sp. Braga (FERNANDO VELUDO/LUSA)

As derrotas de FC Porto e Sporting de Braga ante Olympiakos (0-1) e Union St. Gilloise (2-1), respetivamente, esta quinta-feira, complicaram as contas de dragões e arsenalistas para seguir em frente na Liga Europa. Desde logo, o apuramento direto para aos oitavos de final (no top-8) já não é possível e os olhos estão postos agora em terminar num dos 24 primeiros lugares, quando falta jogar uma jornada.

O FC Porto, que vai à Sérvia jogar com o Maccabi Tel Aviv dentro de uma semana, é 25.º classificado, com oito pontos. O Sporting de Braga, que recebe a líder Lazio, está no 27.º lugar, com sete pontos.

E se é verdade que em comum as duas equipas têm o facto de estarem fora de zona de apuramento nesta altura, os cenários são bem distintos para FC Porto e Sp. Braga: os azuis e brancos só dependem de si para seguir em frente, os minhotos não.

Os cenários de apuramento para o FC Porto

O FC Porto sabe, desde logo, que dois dos três resultados possíveis definem no imediato o futuro europeu. Se ganhar, garante automaticamente a qualificação para o play-off de acesso aos oitavos de final. Se perder, está fora da Liga Europa.

E se ganhar – faz assim 11 pontos – apura-se porque não é possível todas as equipas nesta altura à sua frente acabarem com melhor registo do que o FC Porto nesse cenário. Tal deve-se a duelos com equipas pouco acima dos dragões. Exemplo disso é o duelo entre Midtjylland (19.º com dez pontos) e o Fenerbahçe (23.º com nove): nunca as duas equipas farão 11 ou mais pontos. Há ainda um Real Sociedad-PAOK (duas equipas com dez pontos, nos 18.º e 17.º lugares) e que, mesmo empatando e fazendo 11 pontos cada, podem ser superadas pelo FC Porto caso os dragões somem um triunfo sólido em Belgrado: o PAOK tem 12-8 em golos (+4), a Real Sociedad 11-9 (+2) e o FC Porto 12-11 (+1, sendo que se vencer o Maccabi, ficará no mínimo com +2).

Já se empatar, o FC Porto – que assim chegaria aos nove pontos e ficaria com saldo de +1 entre golos marcados e sofridos – depende de terceiros. No caso do que aconteça com Roma (nesta altura com +2 no saldo de golos), Ferencváros (-1), Fenerbahçe (-2) e Besiktas (-4), quatro equipas que têm nove pontos cada. Mas também com Twente e Sp. Braga, que têm sete pontos cada.

Empatando, o FC Porto precisa, no mínimo, que uma das quatro equipas com nove pontos perca e que, ao mesmo tempo, o Sp. Braga (sete pontos) não ganhe. Mas isto, por si só, não é necessariamente garantia de apuramento: depende de quem perca. Supondo que a equipa que perca é a Roma e caso perca só por um golo de diferença, Roma e FC Porto ficam com saldo de +1 em golos, mas em princípio o FC Porto beneficiaria do maior número de golos marcados, critério de desempate seguinte (tem 12, para 8 nesta altura). Para as restantes equipas, o FC Porto ganharia sempre no saldo de golos neste cenário.

No entanto, se só uma dessas quatro equipas com nove pontos perder e se essa equipa for o Besiktas, tal significa que o Twente – que joga com os turcos – faz 10 pontos e se o Sp. Braga também ganhar, significa que o FC Porto precisa que, entre Roma, Ferencvaros e Fenerbahçe, duas delas percam. Se o Besiktas perder e o Sp. Braga não ganhar, o FC Porto já só precisa que uma dessas três equipas perca.

Os cenários de apuramento para o Sp. Braga

Já para o Sp. Braga, as contas são bem mais complicadas. Se perder ou se empatar, está fora da Liga Europa. A equipa minhota está mesmo obrigada a vencer a Lazio (já apurada diretamente para os oitavos de final) e, mesmo assim, pode não ser suficiente.

Além de ter de ganhar, o Sp. Braga (que tem -4 no saldo de golos, fator que pode ser de grande desvantagem) vai ter de ficar de olho, sobretudo, nos jogos Maccabi-FC Porto, Roma-Eintracht, Ferencváros-AZ Alkmaar, Midjtylland-Fenerbahçe e Twente-Besiktas.

É nestes jogos que estão envolvidas as seis equipas que os minhotos podem ultrapassar pontualmente, sendo certo que tem de esperar que pelo menos três delas escorreguem. A partir daqui, há variadíssimas possibilidades.

Se houver vencedor no Twente-Besiktas e se o FC Porto também vencer, o Sp. Braga precisa que, entre Roma, Ferencváros e Fenerbahçe, duas delas percam (ultrapassaria duas delas, além do derrotado do Twente-Besiktas). Se o Twente-Besiktas ficar empatado e o FC Porto ganhar, o Sp. Braga precisa que, de Roma, Ferencváros e Fenerbahçe, uma delas perca. Se der empate no Twente-Besiktas e o FC Porto não ganhar, o Sp. Braga também se apura porque supera o Besiktas no saldo de golos. O Sp. Braga, ganhando, fica pelo menos com -3 no saldo de golos e o Besiktas, empatando, mantém o atual saldo negativo (-4) e aí já nem precisa de olhar a Roma, Ferencváros e Fenerbahçe.

Fonte: Mais Futebol

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!