27.1 C
New York
Thursday, October 23, 2025
InícioNacionalPolíticaAssembleia em suspense: Dois Deputados do PODEMOS Ainda Não Tomaram Posse

Assembleia em suspense: Dois Deputados do PODEMOS Ainda Não Tomaram Posse

Por: Gentil Abel

O partido PODEMOS tem até ao próximo dia 10 de Dezembro para decidir se os seus dois deputados eleitos nas eleições legislativas de 2024, que ainda não tomaram posse, irão ou não ocupar os seus assentos na Assembleia da República.

Os deputados em questão são António Furuma, eleito pelo círculo eleitoral da Cidade de Maputo, que já manifestou publicamente a intenção de tomar posse, e Faizal Anselmo Gabriel, eleito pela Província de Tete, cuja posição oficial ainda não foi divulgada.

Em março deste ano, a Comissão Permanente da Assembleia da República remeteu o caso à 1.ª Comissão dos Assuntos Constitucionais, Direitos Humanos e de Legalidade, com o objectivo de analisar a situação e, eventualmente, validar a futura tomada de posse dos dois parlamentares.

Entretanto, em paralelo, o partido PODEMOS submeteu um pedido formal para a substituição dos dois eleitos ausentes. No entanto, segundo o Regulamento da Assembleia da República, nenhuma substituição pode ocorrer antes de o deputado tomar posse, o que complica as intenções do partido.

De acordo com o mesmo regulamento, qualquer deputado eleito que não tome posse até ao final da segunda sessão ordinária do ano perde automaticamente o seu mandato de cinco anos.

Assim, a decisão que o PODEMOS tomar nas próximas semanas será determinante para a configuração final da sua bancada parlamentar e poderá influenciar a sua representação e poder político no decurso da legislatura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

AR Abre Sessão com Agenda Económica: Orçamento 2026, Energia, Gás e...

0
Discurso da Presidente da Assembleia destaca o PESOE 2026, a DFI do Coral Norte, o financiamento de três linhas de transporte de energia pelo África50, a aposta em fundos de desenvolvimento e garantia, e o combate à corrupção como condição para investimento e crescimento.
- Advertisment -spot_img