27.1 C
New York
Friday, September 26, 2025
InícioDesportoAudácia de Anselmi conquista os adeptos do FC Porto

Audácia de Anselmi conquista os adeptos do FC Porto

Equipa foi fortemente aplaudida pela 2.ª parte de qualidade no clássico frente ao Sporting; com a sua abordagem apaixonada, técnico ganha créditos no Dragão; há 43 anos que os dragões não passavam por uma sequência de cinco jogos sem vencer na Liga e pede-se ao argentino que inverta a tendência

Os aplausos regressaram ao Estádio do Dragão, num cenário que pode parecer contraditório. Apesar do empate frente ao Sporting, que mantém o FC Porto numa posição delicada na luta pelo título – a oito pontos do líder –, a ligação entre a equipa e os adeptos parece revitalizada. Curiosamente, mesmo sem vitórias no plano interno em 2025 (à exceção do triunfo frente ao Maccabi Tel Aviv na UEFA Europa League), a segunda parte frente aos leões devolveu esperança e entusiasmo à família azul e branca.

Parte desta mudança deve-se à reação excecional da equipa na 2.ª parte, mas, sem dúvida, o chamado efeito Martín Anselmi tem desempenhado papel crucial. O treinador argentino, com a sua abordagem apaixonada, analítica e cativante, conquistou os adeptos desde a sua chegada. O treinador contratado ao Cruz Azul não só é fiel às suas ideias de jogo, como também demonstra uma serenidade e clareza nas suas explicações que têm impressionado os portistas. 

Após o clássico, na conferência de imprensa, Anselmi revelou-se minucioso e entusiasta e furou o rígido protocolo. Prolongou por sua iniciativa a sessão de perguntas dos jornalistas, talvez por sentir que a introdução de um modelo tático tão inovador merece ser compreendida pelos adeptos.

«Terminámos o jogo com dois centrais, dois médios e seis avançados porque tentámos primeiro trocar o perfil dos laterais, que não é o mesmo do que atacar com um extremo, e depois, quando eles começaram a pressionar em 5x2x3, nós passámos a construir com quatro, o Zé (Pedro) e o Djaló, e soltámos o Eustáquio no meio-campo», explicou. Foi com esta abordagem que o FC Porto alcançou o empate, com um golo de Namaso já nos instantes finais, celebrado com alma pelo treinador, em sintonia com os adeptos na bancada.   

No Dragão e nas redes sociais onde os portistas trocam ideias e impressões, cresce a crença de que a segunda parte frente ao Sporting marca o início de algo maior. O modelo de Anselmi começa a ganhar forma, mesmo com as múltiplas mudanças ao longo do clássico. Mais do que simples palavras, alma, atitude e raça tornaram-se realidades palpáveis, deixando para trás a crise que culminou com a saída de Vítor Bruno. Como é evidente, o estado de graça do argentino não sobreviverá muito tempo sem resultados e o tempo continua a ser escasso para cimentar na equipa as suas ideias. Há progressos e há jogos exigentes, o primeiro já frente à Roma, quinta-feira, em casa, para a 1.ª mão do play-off de acesso aos oitavos da Liga Europa.

O quadro é este. Há 43 anos que os dragões não passavam por uma sequência de cinco jogos sem vencer na Liga, um período que remonta a uma época anterior à presidência de Pinto da Costa. Este é apenas o oitavo registo desta natureza na história do FC Porto, sendo que o recorde de jogos consecutivos sem vitória no campeonato é de sete, ocorrido na distante temporada de 1969/1970. O que se espera de Anselmi é que inverta esta tendência no mais curto espaço de tempo.  

Fonte: A Bola

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Salim Valá: PESOE 2026 É Âncora da Recuperação Económica e da...

0
Na abertura da 21.ª Sessão do Observatório de Desenvolvimento, decorrido na manha desta sexta-feira, 26/09, em Maputo, o Ministro da Planificação e Desenvolvimento, Salim Valá, sublinhou que o PESOE 2026 será o motor da retoma económica, reforçando a resiliência do país e colocando a inclusão social, a dinamização das PME’s e a modernização estrutural no centro da agenda nacional.
- Advertisment -spot_img