27.1 C
New York
Thursday, November 13, 2025
InícioEconomiaBanco Central recebeu mais de 800 queixas

Banco Central recebeu mais de 800 queixas

UM total de 809 queixas foram apresentadas ao Banco de Moçambique no segundo semestre de 2024, com os quatro principais bancos sistémicos a representarem uma percentagem significativa das reclamações.

Assim, considerando também as 979 queixas registadas na primeira metade do mesmo ano, o regulador contabilizou perto de 1800 reclamações de clientes do sistema financeiro ao longo de 2024, conforme indica o relatório do Banco de Moçambique sobre as estatísticas das reclamações recebidas no segundo semestre.

O Banco Comercial de Investimentos (BCI) registou 269 queixas, apresentando um índice de reclamações de 12,8. Por sua vez, o Millennium bim contabilizou 224 reclamações, com um índice de 10,7, seguido pelo ABSA Bank, que recebeu 48 queixas.

De acordo com o mesmo relatório, 52% das reclamações apresentadas neste período estiveram relacionadas com o funcionamento das máquinas ATM, nomeadamente dinheiro não disponibilizado e debitado na conta.

Além disso, 17% das reclamações foram sobre operações de crédito, enquanto 14% referiram-se a contas bancárias, destacando-se os débitos indevidos e bloqueios.

Por outro lado, o Banco Central recebeu ainda 49 reclamações relativas às duas maiores instituições de moeda electrónica, nomeadamente o E-Mola, com 34 queixas, e o M-Pesa, com 15. A maioria destas denúncias esteve relacionada com o dinheiro não disponibilizado em ATM ou levantamentos efectuados em agentes errados.

Na sequência destas queixas, o regulador implementou medidas correctivas, incluindo determinações específicas para a resolução das irregularidades identificadas, instauração de processos contravencionais e aplicação de sanções.

As acções tomadas pelo Banco Central incluem ainda reuniões com as direcções das instituições bancárias a fim de discutir mecanismos correctivos bem como a monitorização da implementação das medidas adoptadas.

O crescimento das reclamações já vem sendo registado desde 2023, quando aumentou 38,5%, totalizando 1120 queixas. 

Segundo os dados divulgados em Novembro último pelo Banco de Moçambique, a instituição devolveu aos consumidores um montante de 808 milhões de meticais.

O Banco de Moçambique destacou, em relatórios anteriores, que tanto pelas reclamações recebidas como pelas inspecções realizadas foram detectadas diversas irregularidades, sobretudo na cobrança de comissões e encargos sobre produtos e serviços financeiros.

Fonte: Jornal Noticias

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Ponte de Nhartanda reaberta ao tráfego

0
A ponte metálica sobre o rio Nhartanda, em Tete, foi reparada após ceder por excesso de carga, restabelecendo a transitabilidade e acabando com sete dias de...
- Advertisment -spot_img