27.1 C
New York
Sunday, October 12, 2025
InícioEconomiaBanco Mundial Apoia Mega Projecto Hidroeléctrico no Malawi com Subsídio de 350...

Banco Mundial Apoia Mega Projecto Hidroeléctrico no Malawi com Subsídio de 350 Milhões de Dólares

Destaques:


O Banco Mundial aprovou um subsídio de 350 milhões de dólares para viabilizar o Projecto de Armazenamento Hidroeléctrico de Mpatamanga, no Malawi, com o objectivo de transformar o panorama energético do país e impulsionar a sua trajectória de desenvolvimento económico sustentável.


O Conselho de Diretores Executivos do Banco Mundial aprovou, a 15 de Maio de 2025, um subsídio significativo da Associação Internacional de Desenvolvimento (IDA) para apoiar o ambicioso Projecto de Armazenamento Hidroeléctrico Mpatamanga (MHSP), no valor total estimado de 1,5 mil milhões de dólares. Trata-se de um investimento estruturado como Parceria Público-Privada (PPP), cuja componente estratégica privada é liderada pelo consórcio EDF, SN Malawi BV (Total Energies, Norfund, British International Investment).

Com uma capacidade instalada de 358,5 megawatts e produção prevista de 1.544 gigawatts-hora por ano, o projecto fornecerá energia limpa a mais de um milhão de novas residências malawianas. O Ministro da Energia, Ibrahim Matola, destacou que “o MHSP é a opção de menor custo para atender à crescente procura energética do país”, acrescentando que o acesso à energia é fundamental para o crescimento inclusivo e atracção de investimento privado.

Para além da produção, o MHSP aposta na fiabilidade do sistema: ao incluir barragens reguladoras no Rio Shire, será possível armazenar energia e fornecê-la nos períodos de pico de consumo. Esta capacidade é particularmente relevante para sectores como a mineração, cujas exigências energéticas são crescentes e que têm potencial de liderança na agenda de desenvolvimento nacional da próxima década.

O Director do Banco Mundial para o Malawi e região, Nathan Belete, assinalou que o projecto “marca uma mudança de paradigma”, ao alavancar sectores produtivos como agronegócio, turismo e indústria transformadora.

O MHSP insere-se numa carteira mais ampla de investimentos energéticos do Banco Mundial no Malawi, incluindo a reabilitação da central de Kapichira, a interligação eléctrica regional Malawi-Moçambique e o projecto ASCENT, que aposta na electrificação das comunidades mais remotas. Estes investimentos confirmam o posicionamento da energia como eixo estruturante da política de desenvolvimento da IDA, cujos compromissos com África representam 70% do financiamento nos últimos anos.

Fonte: O Económico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Calila e Bangal trabalharam a parte no primeiro treino em Oran

0
Os jogadores Diogo Calila e Faisal Bangal, em prevenção a lesões, treinaram à parte na preparação para o jogo contra a Somália, a contar para a qualificação ao...
- Advertisment -spot_img