Resumo
O Clube Barracudas foi o grande vencedor do Torneio dos 200 da Taça Manuel Tomé em natação, realizado na Piscina Raimundo Franisse. A competição, que teve a duração de dois dias, contou com a participação de nadadores de vários clubes, destacando-se as vitórias dos Barracudas em várias categorias. Os atletas competiram em provas de estilo livre, mariposa, costas e bruços, distribuídas pelos escalões de pré-iniciados, infantis, juvenis, juniores e seniores. Destaque para os resultados de Paloma Pereira, Laura Rodrigues e Unaiti Magalhães nos pré-iniciados, Kamilla Poeira e Luna Morreia nos iniciados, Kwicia Nchumali e Daniela Mansour nos infantis, Angela Chicumbe e Estela Massingue nos juvenis, Kayla Nchumali e Kyara Vasco nos juniores, e Matilde Roff nos seniores. Nos masculinos, Miguel dos Santos, Job Cumba, Kenzou Mabambo e Gonçalo Basto foram alguns dos destaques.
Por Julião Tsowo e Artur Manhique (Fotos)
A prova que teve como objetivo preparar atletas para as futuras provas que vão disputar, contemplou diversas provas como estilo livre, mariposa, costas e bruços distribuídas pelos diversos escalões a nível de pré-iniciados, infantis, juvenis, juniores e seniores.
O certame foi dominado pelos Barracudas que conquistaram a maior parte das provas. No escalão de pré-inicados, Paloma Pereira teve 437 pontos, Laura Rodrigues com 257 e Unaiti Magalhães com 116 pontos, todas atletas dos Barracudas.
VEJA NO NOSSO YOUTUBE
Nos iniciados, Kamilla Poeira dos Golfinhos ficou em primeiro lugar com 861 pontos, seguida por Luna Morreia também dos Golfinhos com 777 pontos e para completar o pódio Heaven Iliev dos Barracudas ocupou a terceira posição com 74 pontos numa competição disputada por 13 atletas.
Nos infantis, Kwicia Nchumali e Daniela Mansour dos Barracudas ocuparam o primeiro e segundo lugar respectivamente com 1255 e 1251 pontos, Amanda Pene dos Golfinhos ficou em terceiro lugar com 1114 pontos numa disputa ferrenha entre 15 nadadoras. Nos juvenis, Angela Chicumbe dos Barracudas, Estela Massingue dos Tubarões e Rihana Issufo dos Barracudas, ocuparam o pódio com 1842, 1401 e 1303 pontos respectivamente.
Em juniores, Kayla Nchumali dos Barracudas, Kyara Vasco dos Endorfins e Linika Alfredo dos Tubarões tiveram a melhor classificação com 1052, 990 e 975 pontos respectivamente. Em seniores, Matilde Roff dos Barracudas arrecadou 1505 pontos e femininos.
“as minhas provas foram muito boas, sinto que estou a melhorar muito e estou muito ansiosa para as próximas provas. Todas as jornadas correram bem. Tive uma prestação que ainda posso melhorar, mas correu bem”, disse Matilde Rolf.
VEJA MATÉRIA RELACIONADA NO NOSSO YOUTUBE
Em masculinos, nos pré-iniciados, Miguel dos Santos dos Barracudas teve 341 pontos, seguido de Lago Ribeiro dos Tubarões com 308 pontos e Francesco da Fonseca dos Barracudas com 298 pontos.
Em iniciados, Job Cumba dos Tubarões, José Correia dos Golfinhos e Davi Langa dos Golfinhos foram os três melhores classificados com 625, 452 e 438 pontos. Kenzou Mabambo e Kael Rodrigues dos Barracudas bem como Célio Aliang dos Endorfins em infantis, tiveram 1010 974 e 837 pontos, respectivamente.
“Treinando duas vezes todos os dias, prestando atenção ao coach, espero estar no pódio em todas as provas, espero estar no pódio em todas as provas”, anotou Kenzo, campeão em infantis.
Em juvenis, Gonçalo Basto dos Tubarões foi o vencedor com 1303 pontos, Muhammad Nurmamade ficou em 2o lugar com 885 pontos e Muhammad Ravat com 855 estes últimos dos Barracudas. Em juniores, Tendai Jobarteh dos Barracudas venceu a prova com 1655 pontos, seguido do Rodrigo Marques e Abdul dos Santos dos Barracudas e Tubarões respectivamente.
Ukay António, Hugo de Sousa e Cipriano Caldeira fazem o pódio em seniores, com 1407, 1273 e 1253 pontos respectivamente.
A esposa do Manuel Tomé, Fernanda Teixeira, diz que a prova é bastante emotiva para a família Tomé porque é um torneio que leva o nome de Manuel Tomé que foi uma pessoa que lutou muito pela natação em Moçambique durante muito tempo e que sempre tentou dar o seu contributo.
“Ele também era um amante do desporto em geral, era uma pessoa que tinha grandes ideias para o que poderia ser o desenvolvimento do desporto em Moçambique. E para nós ver que a memória dele continua neste torneio e que a Associação de Natação da Cidade de Maputo continua a realizar este torneio com o nome dele e da memória dele, isso nos orgulha muito e nos dá muita honra e certamente que lá onde ele está também se sentirá orgulhoso disso”, disse Fernanda Teixeira.
O Presidente da Associação de Natação da Cidade de Maputo, Damião Cumbane, diz que foi uma prova que superou as expectativas.
“Houve um índice competitivo muito alto e serviu também, acima de tudo, para honrar a memória do patrono deste evento, visto que em vida o Manuel Tomé é uma pessoa que sempre lutou pela natação, lutou para que as condições para a natação moçambicana fossem as melhores possíveis. Portanto, foi um torneio muito bem realizado”, comentou Damião Cumbane.
O Cumbane garantiu que a associação dirige organiza diversas provas ao longo da época com suas denominações, a título de exemplo, há duas semanas na piscina Olímpica do Zimpeto foi realizado o Torneio Internacional Golfing Sprinter no qual participaram atletas da África do Sul, Eswatini e de outros países convidados.
“Portanto, desta feita é o torneio Manuel Tomé, e até ao fim da época, em abril próximo, vamos tendo realizações, muitas delas que têm designações próprias. Neste caso, este evento tem esta designação, faz parte do nosso calendário”, referiu o Presidente da Associação.
Durante a Taça Manuel Tomé Taça dos 200, os nadadores competiram nas provas de Bruços, costas e livres. (LANCEMZ)
Fonte: Lance






