BCI e dois gestores seniores aguardam decisão judicial em caso de burla agravada movido por Zanil Satar

0
4

Por: Gentil Abel

O Tribunal Judicial da Cidade de Maputo deverá pronunciar-se, esta sexta-feira, 15 de agosto de 2025, sobre o processo-crime que envolve o Banco Comercial e de Investimentos (BCI) e dois dos seus altos funcionários, acusados de burla agravada pelo empresário Zanil Satar.

O litígio teve início após Satar alegar que foi induzido a pagar dois créditos “mal-parados” do Grupo Taverna, com a promessa de que, em contrapartida, o banco disponibilizaria capital para sustentar as operações do negócio, que já enfrentava dificuldades financeiras. Segundo o empresário, o compromisso não foi cumprido, agravando a crise e resultando em prejuízos significativos.

Foto: DiárioEconomico  A acusação formal aponta que o suposto acordo terá levado o empresário a assumir dívidas que não lhe pertenciam, confiando no apoio financeiro prometido. Já o BCI e os funcionários visados negam qualquer prática ilícita, sustentando que todas as operações decorreram dentro da legalidade e dos procedimentos internos da instituição.

A audiência preliminar do caso decorreu ao longo das últimas semanas, com depoimentos e apresentação de provas. O pronunciamento do tribunal está agendado para esta sexta-feira e deverá determinar se o processo segue para julgamento ou é arquivado.

Contudo, o caso tem gerado atenção no meio empresarial e financeiro, sendo visto como um teste à capacidade das instituições judiciais de responder a alegações que envolvem grandes bancos e figuras conhecidas do sector privado em Moçambique.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!