Belmiro Simango, embondeiro do basquetebol nacional imortalizado em livro

0
5

 

Decorreu na tarde desta quarta-feira, 16 de julho,o lançamento do livro em homenagem ao antigo basquetebolista nacional, campeão do AfroBasket de 1985, Belmiro Simango,na sede do Banco Comercial e de Investimentos( BCI).

Por Redacção LanceMZ 

Escrito por Dulamito Aminagi, a obra é uma iniciativa do Ministério da Juventude e Desportos em coordenação com o Instituto Nacional do Desporto que visa imortalizar figuras importantes da história do desporto moçambicano.

Na ocasião, Belmiro Simango não escondeu a satisfação pela veneração e afirmou que os jovens  precisam trabalhar no basquetebol nacional da actualidade com vista a conseguir melhores resultados.

” Eu penso que a juventude tem de se dedicar muito ao basquetebol,como nós também nos dedicamos,eles não se preocupam muito,acho que tem que se trabalhar muito,acreditar que podem fazer muito mais do que nós fizemos.

E eu tenho esperança de que se Moçambique continuar com a veia de ontem, vai fazer muito mais do que nós fizemos “.– Belmiro Simango.

Por outro lado, o antigo presidente da Federação Moçambicana de Basquetebol,Roque Sebastião apontou que a homenagem a Belmiro Simango é mais do que merecida e o livro é uma oportunidade para inspirar a nova geração e as gerações futuras.

” Dizer que este é  um senhor do basquetebol,eu penso que é uma homenagem merecida e com este lançamento do livro,creio que ficam elementos importantes para a nossa geração e para todas as gerações vindouras relativamente a àquilo que foi um grande basquetebolista ,um grande homem do basquetebol. Foi o capital da nossa seleção nacional no campeonato africano  e no mundial de basquetebol e do Maxaquene “.– Roque Sebastião, ex-presidente da Federação Moçambicana de Basquetebol.

Para o Ministro da Juventude e Desportos,Caifadine Manasse, Belmiro Simango, ao longo da sua carreira, foi mais do que um atleta exemplar,  foi um embaixador dos valores do desporto, disciplina, espírito de equipa, respeito, humildade e perseverança.

” Ao longo de décadas, Belmiro Simango distinguiu -se não apenas como atleta exemplar,mas como um  verdadeiro embaixador dos valores do desporto, disciplina, espírito de equipa, respeito humildade e perseverança. Dentro das quatro linhas, com a bola  nas mãos,escreveu  algumas das mais belas páginas do nosso basquetebol . Que este livro seja lido por muitos,que a sua história inspire gerações e que o seu exemplo continue vivo dentro e fora dos campos,motivando cada jovem a acreditar na força dos seus sonhos.

Na mesma ocasião,Caifadine Manasse aproveitou para avançar que o governo em colaboração com os seu parceiros,pretende mais do que imortalizar, buscar formas  de garantir que o embondeiro do basquetebol moçambicano viva em condições condignas.

” Com este acto,abrimos um novo capítulo na valorização e imortalização do legado desportivo nacional, alicerçado no diálogo com as nossas personalidades desportivas para que as suas histórias nun a se percam e continuem a moldar o nosso futuro. Quero também anunciar que o governo,em estreita colaboração com os seus parceiros, irá estudar formas de materializar o intervivo de modo digno e apropriado na residência do nosso homenageado. Queremos garantir que este ícone viva com qualidade e conforto que a sua dedicação ao país merece “.

A homenagem é o primeiro passo dado pelo governo,centrado no projecto de valorização das personalidades desportivas que dedicaram a sua vida à prática e valorização do desporto nacional e chega numa altura em que o homenageado celebra o seu septuagésimo terceiro aniversário natalício. (LANCEMZ)

Fonte: Lance

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!