27.1 C
New York
Friday, September 19, 2025
InícioDesportoConfederação do Desporto pede critérios «transparentes» para novas verbas do Governo

Confederação do Desporto pede critérios «transparentes» para novas verbas do Governo

Em causa os 65 milhões de euros previstos, que foram anunciados pelo ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte

A atribuição das verbas do pacote adicional de 65 milhões de euros lançado pelo Governo para o desporto deve obedecer a critérios «transparentes e justos», vincou, esta segunda-feira, a Confederação do Desporto de Portugal (CDP).

«Isto é um pacote muito importante, é um pacote robusto, que vem responder às exigências apresentadas na última Cimeira de Presidentes de outubro de 2024. Portanto, foi uma resposta do Governo a essas propostas que apresentámos na altura, mas que agora precisa de ser dada continuidade na lógica da definição desses critérios de transparência, para garantir a transparência do projeto», afirmou à Lusa Daniel Monteiro, presidente da CDP.

O responsável falava no final da reunião que juntou hoje, em Lisboa, os presidentes de 40 federações desportivas e que teve como propósito avaliar o pacote de verbas anunciado em dezembro pelo Governo para o setor do desporto nacional até 2028.

«Queremos que esses critérios tenham a maior objetividade possível, para que seja um processo transparente, justo e que as candidaturas sejam precisamente para responder a projetos de desenvolvimento das respetivas modalidades, e que cheguem ao dia-a-dia do desporto», reforçou Daniel Monteiro.

Para tal, a CDP pretende que haja um processo de consulta às federações desportivas na definição dos critérios de atribuição dos apoios financeiros, os quais devem garantir transparência, isenção e rigor na gestão dos recursos públicos.

Além disso, quer celeridade na operacionalização do processo e defende a criação de uma Comissão de Acompanhamento, que garanta o «cumprimento rigoroso» dos critérios definidos e a representatividade dos agentes e organizações desportivas.

Em 17 de dezembro, o ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte, anunciou o investimento adicional de 65 milhões de euros num programa plurianual para o desporto (até 2028), que complementa a verba de 54,5 milhões de euros para o setor inscrita no Orçamento do Estado para 2025.

«Este é um programa inédito, único, um recorde olímpico no ponto de vista do investimento no desporto», vincou, na altura, o ministro dos Assuntos Parlamentares, responsável pela tutela do Desporto.

Fonte: A Bola

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

PRECE É para equilibrar medidas de estabilização imediata com uma visão...

0
O Governo aprovou o Plano de Recuperação e Crescimento Económico (PRECE) 2025–2029, uma estratégia de médio prazo avaliada em 2,75 mil milhões de dólares. O objectivo é responder aos choques que afectaram a economia e o bem-estar social – desde desastres naturais até restrições cambiais – e criar bases sólidas para um crescimento inclusivo e sustentável.
- Advertisment -spot_img