27.1 C
New York
Tuesday, November 4, 2025
InícioNacionalSociedadeHCM vai operar 200 pacientes até 28 de Março 

HCM vai operar 200 pacientes até 28 de Março 

Pelo menos 200 pacientes, que sofrem de diversas doenças e que estavam na lista de espera há muito tempo, vão beneficiar de cirurgias, a partir desta segunda-feira, no Hospital Central de Maputo. A iniciativa enquadra-se na campanha massiva, que irá abranger quatro hospitais centrais do país

Com sua filha nos braços, Gilda Artur aguardava ansiosa, em vê-la entrar no bloco operatório e de lá sair com uma nova forma de andar. A filha da encarregada nasceu bem, mas, aos dois anos de idade, as suas pernas simplesmente ficaram arqueadas. 

Há cerca de um ano, esperava pela cirurgia, no Hospital Central de Maputo, mas não é a única. Carlos Monteiro sofre de fístula desde 2023, e só este ano vai ser operado. 

Ambos os pacientes fazem parte de um grupo de 200 pacientes, que sofrem de diversas doenças, e que, há cerca de um ano, aguardavam por cirurgias. 

O sofrimento poderá acabar a partir desta segunda-feira, até 28 de Março, em que serão operados na maior unidade sanitária do país, segundo explicou António Assis da Costa. 

A campanha vai ajudar a reduzir o número de pacientes na lista de espera pelas cirurgias, que não poucas vezes se queixam de demora. O processo será liderado por profissionais de saúde de diversas especialidades. 

A campanha de cirurgias vai beneficiar um total de 500 pacientes, nos hospitais centrais de Maputo, Beira, Quelimane e Nampula. 

 

Fonte: O País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Quase 60% da população de Mumbai, na Índia, vive em favelas ou assentamentos informais. A falta de acesso a educação, habitação digna e sistemas de saúde resilientes aumentou o risco de contágio e dificultou a recuperação

Desigualdades tornam pandemias mais prováveis, mais mortais e mais caras

0
Um relatório divulgado antes da reunião do G20 na África do Sul destaca que as desigualdades socioeconómicas tornam as pandemias mais prováveis, letais e...
- Advertisment -spot_img