27.1 C
New York
Monday, November 10, 2025
InícioNacionalPolíticaMoçambique defende reforço do Centro de Emergências da SADC face às mudanças...

Moçambique defende reforço do Centro de Emergências da SADC face às mudanças climáticas

A ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Maria Manuela dos Santos Lucas, apelou aos países da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) para redobrar esforços na operacionalização efectiva do Centro de Operações Humanitárias e Emergências (COHE), sediado em Nacala, para enfrentar os desafios impostos pelos eventos climáticos extremos na região.

O apelo foi feito durante a reunião do Conselho de Ministros da SADC, que decorreu entre 12 e 15 de Março, em Harare, no Zimbabwe. No seu discurso, a Ministra destacou a frequente ocorrência de fenómenos climáticos severos, como os ciclones Chido e Dikeledi, que recentemente afectaram Moçambique, causando estragos significativos.

Maria Manuela Lucas reconheceu os avanços alcançados na operacionalização do COHE, salientando a instalação de salas de crise e o treinamento da primeira equipa de resposta rápida da SADC. “Temos testemunhado a disseminação de informação pelo COHE sobre a ocorrência de ciclones tropicais, permitindo que comunidades e instituições adoptem medidas antecipadas, reduzindo perdas humanas e reforçando meios de subsistência”, afirmou.

A ministra reiterou o compromisso do Governo de Moçambique na mobilização de recursos para o fortalecimento do COHE e para o aumento da resiliência climática na região.

No âmbito da reunião ministerial, Maria Manuela Lucas também realizou encontros bilaterais com os ministros dos Negócios Estrangeiros do Malawi e da Namíbia, visando fortalecer as relações de amizade e cooperação entre os países.

Fonte: O País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

CTA Satisfeita com a Nova Estratégia de Gestão da Dívida 2025–2029,...

0
A Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) saudou a aprovação da Estratégia de Gestão da Dívida Pública de Médio Prazo 2025–2029 pelo...
- Advertisment -spot_img