PMEs moçambicanas terão protagonismo na Conferência MMEC 2025

0
65

A AME Moçambique e a Associação das Pequenas e Médias Empresas (APME) assinaram, nesta sexta-feira, 14 de Março, um acordo estratégico para reforçar a presença e o envolvimento do empresariado nacional na XI edição da Conferência e Exposição de Mineração e Energia de Moçambique (MMEC 2025), agendada para os dias 7 e 8 de Maio, no Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano, em Maputo.

O acordo visa garantir maior participação das PME moçambicanas no evento, criando uma plataforma para exporem produtos e serviços e estabelecerem contactos estratégicos com investidores nacionais e internacionais.

“Acabamos de assinar o memorando. A ideia é promover o desenvolvimento das Pequenas e Médias Empresas, criando-lhes uma plataforma onde possam trocar contactos e interagir com investidores nacionais e estrangeiros. Queremos posicionar estas empresas no âmbito da exposição”, explicou Calisto Baquete, representante da AME Moçambique.

Por seu turno, Osvaldo Maute, Presidente do Conselho de Direcção da Associação de Pequenas e Médias Empresas, afirmou que a parceria constitui uma oportunidade para os moçambicanos demonstrarem o seu potencial no sector. “Temos capacidade, estamos a aprimorar e queremos nesta conferência reafirmar que os moçambicanos estão prontos não só para oferecer os seus produtos e serviços, mas também debater e contribuir com ideias que ajudem o país a ter mais ganhos nesta indústria”, destacou.

Maute apontou ainda que um dos desafios das Micro e Pequenas Empresas reside na ausência de certificação, salientando que decorrem esforços conjuntos com parceiros para ultrapassar esta barreira e permitir uma integração efectiva das PME nacionais em grandes projectos.

A Conferência MMEC 2025 é organizada pela AMETrade em parceria com a Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH), o Instituto Nacional do Petróleo (INP) e a Electricidade de Moçambique (EDM). O evento promete reunir figuras proeminentes do sector público e privado para debater oportunidades e promover o desenvolvimento sustentável e inclusivo da indústria de mineração e energia.

Fonte: O Económico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!