27.1 C
New York
Thursday, September 25, 2025
No menu items!
No menu items!
InícioNacionalSociedadeQuatro hospitais encerrados em Mogovolas 

Quatro hospitais encerrados em Mogovolas 

Quatro unidades sanitárias estão fechadas em Mogovolas, na província de Nampula, devido à violência que se vive naquele local. Tudo começou com a desinformação em relação à cólera e a seguir as manifestações, pós-eleitorais.

O distrito de Mogovolas vive momentos tensos, desde o mês de Dezembro do ano passado. A cólera que eclodiu em Outubro, num período atípico, levou a mortes e fez eclodir a onda de desinformação, onde alguns populares acusam os profissionais de saúde e agentes comunitários polivalentes de serem os propagadores da doença. 

Das oito unidades sanitárias existentes no distrito, quatro não estão a funcionar em pleno devido à vandalização e violência a que são sujeitos os profissionais de saúde.

“Neste momento, o distrito tem quatro unidades sanitárias encerradas (…)   Um dos centros de saúde esteve encerrado por quase dois meses, desde o mês de Novembro e Dezembro. Voltamos a reabrir em Fevereiro e tivemos que encerrar quase duas semanas depois. Infelizmente, tivemos um incêndio, no dia em que a unidade sanitária voltou a ser vandalizada, na farmácia e no laboratório da unidade sanitária”, avançou Selma Xavier, directora provincial de saúde em Nampula.    

O último episódio de violência e vandalização no centro de saúde de Nametil-sede foi na semana passada, onde foi vandalizada a farmácia e o laboratório.

“Antes da abertura do centro de saúde, eu sei que houve um encontro do Governo do distrito com a comunidade e pensamos nós que tinha sido aceite a abertura da unidade sanitária, e não voltaríamos a ter estes actos de vandalização, mas infelizmente voltamos a ter. O outro constrangimento que temos, adicionalmente a este, é que os nossos actores  comunitários, os activistas polivalentes também não estão a prestar cuidados de saúde, por temerem pela sua vida” disse Selma Xavier, acrescentando que se tinha feito um plano de reabrir gradualmente sanitárias, mas devido a situação actual, está a ser usada a liderança religiosa para passar informações a comunidade.    

Com a insegurança instalada, não se sabe por quanto tempo as quatro unidades sanitárias estão encerradas. Mogovolas tem 450 mil habitantes. A vila-sede dista pouco mais de 70 km da cidade de Nampula.

Fonte: O País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Chapo apela à unidade global na sessão da Assembleia-Geral da ONU

0
O Presidente da República, Daniel Chapo, fez a sua estreia na 80ª Sessão da Assembleia-Geral  das Nações Unidas em Nova Iorque, onde defendeu o...
- Advertisment -spot_img