Râguebi: Federação quer mais apoios, um estádio e uma equipa profissional

0
20
Portugal vence Alemanha e festeja apuramento para o Mundial de Râguebi

Portugal garantiu neste domingo a qualificação para o Mundial de Râguebi de 2027 e já definiu os objetivos para a competição: vencer pelo menos dois jogos. O que tornaria esta na melhor participação de sempre da Seleção Nacional num Mundial de Râguebi.

Recorde-se que esta será a terceira presença dos «Lobos» na maior competição internacional da modalidade, que irá decorrer entre o dia 1 de outubro e 13 de novembro de 2027, na Austrália.

Entretanto, e já a pensar no futuro, a Federação Portuguesa de Râguebi alerta o Estado para a necessidade de mais apoios financeiros, para evitar prejuízos como os registados no Mundial de 2023. «Vamos precisar de pelo menos mais 500 mil euros», estimou Carlos Amado da Silva, da FPR.

Além do financiamento, a Federação quer um estádio próprio.

«Precisamos de um estádio onde possamos meter os nossos jogadores a trabalhar normalmente, nas nossas academias», referiu o dirigente, em declarações à Agência Lusa.

O projeto está avaliado em 15 milhões de euros, com apoio das câmaras de Lisboa e Oeiras e de um patrocinador privado. A infraestrutura, prevista para o Jamor, teria capacidade para oito mil pessoas e incluiria um centro de estágios, reduzindo os atuais custos anuais de 300 mil euros com alojamento de jogadores.

Outra prioridade é a profissionalização dos Lusitanos XV, equipa de franquia portuguesa que compete na Rugby Europe Super Cup. Segundo Carlos Amado da Silva, ajudaria a diminuir a diferença entre os jogadores que atuam em Portugal e os que vêm de França. 

«Nós temos de ter uma equipa profissional em Portugal para [os jogadores] estarem ao nível dos que vêm de França. O que é que aconteceu na Geórgia? No Uruguai? Na Argentina? Porque é que subiram muito? Porque têm uma equipa semiprofissional, pelo menos. Nós precisamos de uns Lusitanos XV profissionais», disse o presidente da FPR.

Fonte: Mais Futebol

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!