Resumo
A Primeira-Dama de Moçambique, Gueta Chapo, apelou à mobilização de todos os moçambicanos, dentro e fora do país, para apoiar as vítimas das calamidades naturais que perderam tudo. O apelo foi feito durante uma visita a um centro de acolhimento em Guara-Guara, Búzi, onde destacou a resiliência das vítimas e participou na logística do centro, ajudando na preparação e distribuição de refeições. Gueta Chapo descreveu um ambiente de confraternização, incluindo momentos de lazer com as crianças, com o objetivo de aliviar o trauma vivido pelas vítimas.
A primeira dama lançou este apelo, na noite de sábado, na localidade de Guara-Guara, distrito de Búzi, onde escalou para prestar apoio directo às famílias acolhidas nos centros de acolhimento.
Gueta Chapo destacou a resiliência das vítimas, por ter encontrado pessoas felizes, apesar de estarem a viver adversidades, longe das suas casas, sublinhando que a prioridade da sua visita foi o contacto directo e partilha.
Durante a estadia, a esposa do Chefe do Estado envolveu-se directamente na logística do centro, participando na preparação e distribuição das refeições. “Ajudámos a confeccionar o jantar e servimos o jantar, jantámos com as nossas crianças. A prioridade foram crianças, depois as mães
grávidas, lactantes, idosos, entre outros beneficiados”, relatou a Primeira-Dama, descrevendo um ambiente de confraternização que incluiu momentos de lazer com os mais novos para aliviar o trauma que viveram.
Fonte: Jornal Noticias






