Resumo
A Ministra das Finanças, Carla Loveira, recebeu o Alto Comissário do Canadá, Anderson Blanc, destacando a cooperação de quase 50 anos entre Moçambique e o Canadá. O Canadá apoia Moçambique em diversas áreas, como saúde, eletrificação rural, educação, proteção social, agricultura resiliente, resposta humanitária e infraestruturas, tendo canalizado cerca de 1,3 biliões de dólares canadianos nos últimos 13 anos. Ambas as partes reafirmaram o compromisso em aprofundar e diversificar a cooperação, com foco no desenvolvimento económico, estabilidade fiscal, investimento privado e apoio ao tecido empresarial. O Alto Comissário destacou a intenção do Canadá em fortalecer a cooperação com Moçambique, reconhecendo os avanços do país em áreas como governação, estabilidade macroeconómica e gestão das finanças públicas. O compromisso mútuo é promover uma parceria sólida, inclusiva e orientada para resultados que atendam às prioridades do povo moçambicano.
Intervindo na ocasião, a Ministra das Finanças, recordou que, nos últimos 13 anos, o Canada canalizou cerca de 1,3 biliões de dólares canadianos para Moçambique, através de financiamentos e assistência técnica.
Reafirmamos o compromisso do Governo em aprofundar e diversificar a cooperação, com foco no desenvolvimento económico, estabilidade fiscal, promoção do investimento privado e apoio ao tecido empresarial, disse a Ministra.
Para o Alto Comissário, Anderson Blanc, o compromisso do Canada é de fortalecer a cooperação com Moçambique nas áreas prioritárias, construídas ao longo de quase cinco décadas, não obstante, reconhecendo avanços registados pelo País nas áreas de governação, estabilidade macroeconómica e gestão das finanças públicas.
Anderson Blanc, recordou que, nos últimos anos, o Canada aprovou financiamentos significativos para programas de vacinação, combate à cólera, apoio às comunidades deslocadas, reforço do processo de paz, mitigação das alterações climáticas e iniciativas focadas na proteção das mulheres e raparigas.
No final, ambas as partes reafirmaram o compromisso em promover uma parceria cada vez mais sólida, inclusiva e orientada para resultados que respondam às prioridades do povo moçambicano.
Fonte: MEF






