27.1 C
New York
Monday, December 29, 2025
InícioDesportoCarlos dos Santos lança “A voz da sombra”

Carlos dos Santos lança “A voz da sombra”

Resumo

O escritor moçambicano Carlos dos Santos lançou o novo livro infanto-juvenil intitulado "A voz da sombra", com 88 páginas, protagonizado por Facamoto, um rapaz de aparência desleixada e comportamento travesso. A história aborda a responsabilidade, direitos e deveres das crianças, destacando o confronto entre Facamoto e a sua sombra. O enredo enfatiza que a liberdade individual deve respeitar a liberdade do outro, promovendo a empatia e a consciência coletiva. Carlos dos Santos, nascido em Maputo em 1962, é psicólogo, pedagogo e autor de várias obras infanto-juvenis e de ficção científica, bem como manuais técnicos e pedagógicos. Além disso, colabora com jornais e revistas em Moçambique e Angola.

O escritor moçambicano Carlos dos Santos  lança o novo infanto-juvenil do escritor moçambicano intitulado “A voz da sombra”. 

A obra, de 88 páginas, tem como protagonista Facamoto, um rapaz conhecido pela aparência desleixada e pelo comportamento travesso, que inquieta colegas e vizinhos. Com a camisa sempre fora dos calções, a roupa manchada e o cabelo desgrenhado, Facamoto contrasta de forma surpreendente com a sua própria sombra. É neste confronto entre Facamoto e a sua sombra que se desvela uma história sobre responsabilidade e sobre os direitos e deveres das crianças.

O enredo de “A voz da sombra” recorda-nos que a liberdade de cada um termina onde começa a liberdade do outro; que nos ensina a não fazer ao outro aquilo que não gostaríamos que nos fizessem; que os direitos do colectivo têm primazia sobre os direitos individuais; e que não há direitos sem deveres, porque ambos são faces da mesma moeda. Acima de tudo, lembra-nos que devemos agir sem temer penalizações ou esperar qualquer tipo de recompensa.

SOBRE O AUTOR 

Carlos dos Santos, nascido em Maputo em 1962, é psicólogo, pedagogo e profissional da educação desde 1981. Autor prolífico, publicou obras infanto-juvenis como “O Conselho” (2007), “O Passeio pelo Céu” (2012), “Na Esteira das Estrelas” (2018) e “O Domador de Medos” (2024). Na ficção científica destacam-se “A Quinta Dimensão” (2006/2010) e “O Eco das Sombras” (2016). Escreveu ainda manuais técnicos e pedagógicos, participou em antologias e assina poesia sob o pseudónimo “Nyama”. Colabora regularmente com jornais e revistas em Moçambique e Angola

Fonte: O País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Tolerância de Ponto: Trabalhadores terão tarde livre no dia 31 de...

0
O Ministério do Trabalho, Género e Ação Social concedeu tolerância de ponto aos trabalhadores do setor público e privado na tarde de 31 de dezembro de 2025 e...
- Advertisment -spot_img