27.1 C
New York
Tuesday, November 11, 2025
InícioEconomiaCasa Branca Prepara Ordem Executiva Para Esclarecer Tarifas Sobre Barras de Ouro

Casa Branca Prepara Ordem Executiva Para Esclarecer Tarifas Sobre Barras de Ouro

Questões-Chave:

Ruling da U.S. Customs and Border Protection indica que barras de 1 kg podem estar sujeitas a tarifas específicas de país;

Associação Suíça do sector afirma que medida afecta qualquer país que exporte barras para os EUA;

Refinadores e operadores logísticos interrompem entregas, aumentando a incerteza no mercado;

Casa Branca promete clarificar a “desinformação” e preparar uma ordem executiva;

Inventários elevados na COMEX evitam, para já, problemas de liquidez.

A Casa Branca vai emitir, em breve, uma ordem executiva para clarificar alegadas “desinformações” sobre tarifas de importação de barras de ouro, numa tentativa de acalmar o mercado global após a decisão da U.S. Customs and Border Protection (CBP) que levou à suspensão de entregas de ouro para os Estados Unidos por parte de refinadores e operadores logísticos.

A incerteza instalou-se no mercado internacional de ouro depois de o CBP ter determinado que as barras fundidas de 1 kg e as de 100 onças troy — os formatos mais transaccionados no mercado de futuros norte-americano — devem ser classificadas sob o código aduaneiro 7108.13.5500, e não no 7108.12.10. Apenas este último está incluído na lista de produtos isentos de tarifas específicas de país, o que significa que, na prática, as barras do primeiro código poderão ser alvo de tarifas de 39%.

A decisão atinge directamente a Suíça, maior centro mundial de refinação e trânsito de ouro, mas também tem implicações para outros exportadores como Reino Unido, Canadá e África do Sul. “Com uma tarifa de 39%, as exportações de barras de ouro para os EUA ficarão definitivamente interrompidas”, afirmou Christoph Wild, presidente da Associação Suíça de Fabricantes e Comerciantes de Metais Preciosos (ASFCMP), sublinhando que este mercado é historicamente relevante para a indústria suíça.

O analista independente Ross Norman comparou a eventual imposição das tarifas a “deitar areia num motor que funciona bem”, admitindo, contudo, que possa tratar-se de um erro administrativo. Enquanto isso, um grande refinador suíço suspendeu de imediato as entregas, e fontes da logística confirmaram que outros operadores internacionais seguiram o mesmo caminho.

A Casa Branca, por seu lado, garantiu que a medida será clarificada “em breve” para dissipar dúvidas e corrigir interpretações erróneas. A reacção política levou os futuros de ouro nos EUA a reduzirem ganhos, sendo negociados a US$ 3.457 por onça, contra um preço spot global estável nos US$ 3.398.

<

p dir=”ltr”>Apesar da turbulência, o mercado doméstico norte-americano mantém-se protegido por elevados níveis de inventário nos armazéns da COMEX, que representam 86% do open interest — muito acima do nível típico de 40–45%. De acordo com a analista Rhona O’Connell, da StoneX, não existe, para já, um problema de liquidez.

Fonte: O Económico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Sector Privado Apresenta Nova Agenda de Reformas Durante a XX CASP

0
Plano propõe medidas de impacto rápido e estruturante para relançar a competitividade de Moçambique e reforçar o diálogo público-privado
- Advertisment -spot_img