27.1 C
New York
Thursday, October 2, 2025
InícioNacionalSociedadeCasos de violência de gênero mais do que dobraram com conflito no...

Casos de violência de gênero mais do que dobraram com conflito no Sudão

A ONU Mulheres destaca que as sudanesas sofrem “desafios inimagináveis” no país africano em novo relatório sobre o impacto do conflito que segue para o segundo ano.

Na publicação apesentada esta sexta-feira, em Genebra, a agência confirma o aumento do risco da violência sexual enfrentado por mulheres e novos relatos de casos tanto da prática como de outros abusos relacionados ao conflito.

Serviços de violência de gênero tiveram alta de 100%

O total de pessoas precisando de serviços de atendimento à violência de gênero aumentou em 100% para 6,7 milhões até dezembro desde a eclosão do conflito. Estima-se que o número seja ainda maior atualmente e a maioria envolve mulheres.

Pelo menos 64% das famílias chefiadas por mulheres sudanesas enfrentam insegurança alimentar
© Acnur/Levon Sevunts

Pelo menos 64% das famílias chefiadas por mulheres sudanesas enfrentam insegurança alimentar

Com os níveis atuais de violência, em particular em áreas como Cartum, Darfur e Cordofão, as mulheres e meninas ficaram mais expostas a casos de agressão relacionada a conflitos, bem como à exploração sexual e ao abuso.

Até 5,8 milhões de deslocadas internas estão em situação de fragilidade, considerando o crescimento de casos de abusos não relatados devido à falta de apoio adequado e ao medo de estigma e retaliação.

Mais de 160 mil mulheres grávidas

Com a piora da situação humanitária há mais mulheres e meninas afetadas. Em 10 estados, pelo menos 64% das famílias chefiadas por mulheres enfrentam insegurança alimentar, em comparação com 48% das lideradas pelos homens.

Segundo a ONU Mulheres, outro dado preocupante é a existência de mais de 160 mil mulheres grávidas que “provavelmente terão que dar à luz sem serviços adequados”.

A agência cita informações da ONG Médicos Sem Fronteiras revelando que muitas unidades de saúde tentam de manter operacionais, mesmo com os recursos cada vez mais escassos.

Desde o início dos confrontos entre o Exército sudanês e os paramilitares das Forças de Apoio Rápido, RSF, em abril do ano passado, vários milhões de sudaneses foram deslocados.

O conflito também deixou cerca de metade da população do país africano enfrentando níveis extremos de fome.

Fonte: ONU

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Hoje é Dia Internacional do Idoso

0
Hoje, 1 de outubro, assinala-se o Dia Internacional da Pessoa Idosa, uma ocasião para refletir sobre os cuidados e assistência prestados à terceira idade pela...
- Advertisment -spot_img