27.1 C
New York
Wednesday, September 24, 2025
No menu items!
No menu items!
InícioNacionalSociedadeCatorze moçambicanos serão deportados dos EUA

Catorze moçambicanos serão deportados dos EUA

Um total de 14 moçambicanos constam de uma lista de 1.445.549 cidadãos ilegais do Serviço de Imigração e Fiscalização Aduaneira dos Estados Unidos da América para deportação. 

O Serviço de Imigração e Fiscalização Aduaneira (ICE em inglês) diz, através de um comunicado, estar a trabalhar “para remover cidadãos indocumentados dos Estados Unidos, uma vez que estejam sujeitos a ordens finais de remoção em tempo hábil”.

No documento, o governo dos EUA diz que “todos os países são obrigados a aceitar o regresso dos seus cidadãos e nacionais que não são elegíveis para permanecer nos Estados Unidos” e pede que “os governos estrangeiros tomem as medidas adequadas para confirmar a cidadania das pessoas suspeitas de serem seus nacionais, o que inclui a realização de entrevistas, a emissão de documentos de viagem em tempo útil e a aceitação do regresso físico dos seus nacionais, através de voos comerciais regulares ou voos charter consistentes com Diretrizes de remoção do ICE e/ou de governos estrangeiros”.

Os EUA alertam que a falta de cooperação dos países na aceitação do regresso dos seus nacionais pode levar a que o ICE classifique esses países como “não cooperantes” ou em risco de “não cumprimento”. 

Actualmente, os EUA  consideram 15 países não cooperantes: Butão, Birmânia, Cuba, República Democrática do Congo, Eritreia, Etiópia, Hong Kong, Índia, Irão, Laos, Paquistão, República Popular da China, Rússia, Somália e Venezuela.

Além disso, há também 11 países em risco de incumprimento: Bósnia-Herzegovina, Burkina Faso, Camboja, Gabão, Gâmbia, Iraque, Jamaica, Nicarágua, Sudão do Sul, Santa Lúcia e Vietname.

Esta medida surge em cumprimento da promessa de Trump de realizar “a maior deportação da história da América” e foi colocada em prática logo na primeira semana de seu governo, afectando também cidadãos de vários países africanos.

Agentes federais do Serviço de Imigração e Controle de Alfândega dos Estados Unidos (ICE) começaram a cumprir as ordens assinadas pelo presidente Donald Trump em Nova York, nesta terça-feira (28), que envolvem a detenção e deportação de imigrantes ilegais que vivem em situação irregular.

Desde a tomada de posse de Trump, no último dia 20, as autoridades detiveram mais de 4 mil imigrantes.

ENTENDA O PROCESSO DE DEPORTAÇÃO NOS EUA

Após a identificação como imigrante irregular, a pessoa estrangeira passa por uma audiência perante um juiz de imigração. Nela, será constatada a irregularidade ou se há alguma questão humanitária para a permanência em solo norte-americano.

Se constatado como irregular, o imigrante vai para um centro de custódia, onde aguarda a deportação. Esta, por sua vez, é feita colectivamente e, por vezes, demorada. 

A deportação deve respeitar os direitos humanos e o direito internacional.

Fonte: O País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Moçambique terá primeira infra-estrutura hidráulica para tratamento de lamas fecais

0
Moçambique vai contar, até Dezembro, com a primeira infra-estrutura hidráulica para o tratamento de lamas fecais. O empreendimento, financiado pelo Banco Mundial, está orçado em mais...
- Advertisment -spot_img