CCM e anciãos criticam comportamento de alunos nas escolas

0
5
O Conselho Cristão de Moçambique diz que é preciso união da religião, Governo e todas forças vivas da sociedade para a recuperar os valores morais. A instituição reagia em torno da onda violência que tomou as escolas.

O Governo reagiu na semana finda à volta da onda de violência nas escolas em geral, e, em particular, acerca do mais recente caso de alunos envolvidos em actos sexuais, onde uma aluna foi violada por quatro dos seus colegas. Samaria Tovela, titular da pasta da Educação e Cultura, disse que a sociedade perdeu valores morais, ao mesmo tempo que reclamou a ausência dos pais na educação dos filhos. Tovela, pronunciou-se alguns dias depois da activista social Graça Machel ter dito que a sociedade está doente.

Este sábado, O País contactou o Conselho Cristão, instituição religiosa responsável por promover a unidade cristã, e o desenvolvimento humano, com foco na justiça socioeconómica para colher o seu parecer sobre o assunto. Rodrigues Dambo, Presidente daquela instituição religiosa, também denunciou a perda de valores morais e a disfunção da família como a responsável primária pela preparação e formação do homem.

“A família deixou de desempenhar o seu papel de educador, de aconselhador, de quem prepara o Homem do amanhã”, disse. 

Jamisse Cumbane, um ancião de 71 anos de idade, expressando um sentimento de indignação, disse que os tempos mudaram e denunciou a falta de temor nesta geração. 

O carácter vinha dos pais, porque nós herdávamos dos nossos pais. Aquilo que dizem em dialecto é mau, era aquilo que nós herdávamos, mas agora quando dizes isto, meu filho, não se faz, ele diz que você está ultrapassado, desabafou o ancião.

Olga Macuácua, uma mãe de cinco filhos, com 50 anos de idade, também denuncia  a falta de temor nesta geração  e conta como o temor e obediência a salvaram de desvios comportamentais. Na nossa era, crescemos junto aos avós, aos nossos pais, com aquela educação que diziam que isto não é. É que de verdade, tínhamos que seguir e diziam que se você seguir, algo errado irá dar na sua vida, então nós cresciámos, de verdade, com medo de saber que se eu seguir isto, enquanto não é da lei, eu irei ficar mal na minha vida.

Por seu turno, o Presidente do Conselho Cristao de Moçambique, Rodrigues Dambo, defendeu a união de todas instituições sociais, incluindo o governo, como  solução. Temos que caminhar todos juntos na educação desta sociedade, também a religião deve se unir e trazer os aspectos morais, doutrinários que podem ajudar a melhorar esta situação e nós acreditamos, como religião, que sim, é possível“. argumentou o servo de Deus.

Lembre-se que nos últimos tempos, as escolas têm sido transformadas em palcos de pancadarias entre vários grupos de alunos, envolvimento de alunos menores de idade em actos sexuais, para além do consumo de álcool, um problema que há anos, o Governo tenta controlar.

Fonte: O País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!