27.1 C
New York
Thursday, November 6, 2025
InícioNacionalSociedadeCerca de 4,3 milhões de moçambicanos necessitam de assistência urgente

Cerca de 4,3 milhões de moçambicanos necessitam de assistência urgente

Cerca de 4,3 milhões de pessoas vão precisar de assistência humanitária urgente e proteção, este ano, em Moçambique, segundo o relatório do Grupo de Segurança Alimentar das Nações Unidas, que alerta para o défice no financiamento.

De acordo com o relatório do Grupo de Segurança Alimentar, criado em 2011 e liderado conjuntamente pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e pelo Programa Alimentar Mundial (PAM), a crise humanitária é resultado dos ataques terroristas no norte de Moçambique, com cerca de 763 324 afectados, e os eventos climáticos extremos como a seca e os ciclones, que já afectaram mais de 3,5 milhões pessoas.

“Em Abril, estima-se que mais de 461 745 pessoas foram deslocadas internamente em Moçambique devido ao conflito, nas três províncias do norte, e 701 462 teriam retornado de áreas de deslocamento”, explica.

Odocumento aponta ainda que a insegurança alimentar no país deverá piorar devido à combinação de choques climáticos, conflitos e esgotamento das reservas alimentares.

Citando a última análise da Classificação Integrada da Fase de Segurança Alimentar (IPC), divulgada em Janeiro, o relatório do Grupo de Segurança Alimentar avança que quase cinco milhões de pessoas enfrentam insegurança alimentar aguda grave (IPC Fase 3 ou superior) entre Outubro de 2024 e Março de 2025.

De acordo com o grupo, até agora, foram desembolsados apenas 11% do total de 392 milhões de dólares necessários para assistir cerca de 2,16 milhões de pessoas.

Fonte: O País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

África deve agir com urgência para travar dias piores na Tanzânia,...

0
A reeleição da presidente da Tanzânia, Samia Suluhu Hassan, desencadeou uma crise política e social no país, com protestos violentos, repressão policial e...
- Advertisment -spot_img