27.1 C
New York
Sunday, September 21, 2025
InícioNacionalSociedadeCerca de três milhões de pessoas vivem com diabetes em Moçambique

Cerca de três milhões de pessoas vivem com diabetes em Moçambique

Cerca de três milhões de pessoas vivem com diabetes no país. Segundo o Ministro da Saúde, Armindo Tiago, o aumento dos casos é grave e apela ao reforço dos cuidados de saúde.

As diabetes continuam a afectar mais pessoas e a causar mortes no país, num contexto em que as autoridades sanitárias estimam que há pelo menos três milhões de habitantes que vivem com a doença, segundo o ministro da Saúde, Armindo Tiago.

“Se não fizermos a utilização das medidas de prevenção contra as doenças crónicas, o futuro vai ser sombrio para as gerações vindouras. A prevalência da diabetes no país está a aumentar e em proporções graves”, disse.

Armindo Tiago falava este sábado, na Cidade de Maputo, à margem de uma feira realizada com o objectivo de promover bons hábitos de saúde. No evento, o governante alertou também sobre a necessidade de rastreio do cancro da próstata, no âmbito do Novembro Azul.

“O cancro da próstata é uma das condições clínicas que mais mata homens em termos de doenças malignas, portanto é nosso dever conjunto assegurar que as mensagens de prevenção estão a ser utilizadas por todos, no nosso país.”

Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que o cancro da próstata é o segundo mais frequente em homens, depois do cancro de pulmão. Estima-se que, em cada seis homens, um tenha a doença.

Fonte:O País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Vendedores de Massinga continuam nas ruas apesar dos riscos

0
Na Vila de Massinga, em Inhambane, Moçambique, a EN1 transformou-se num mercado caótico, onde vendedores arriscam a vida diariamente para sustentar as suas...
- Advertisment -spot_img