27.1 C
New York
Tuesday, October 14, 2025
InícioNacionalSociedadeChachine desafia ACIPOL a produzir conhecimento científico para melhorar segurança pública

Chachine desafia ACIPOL a produzir conhecimento científico para melhorar segurança pública

O ministro do Interior, Paulo Chachine, defendeu, hoje, que a investigação e a inovação científica devem ser pilares fundamentais no combate aos desafios contemporâneos da segurança pública. O apelo foi feito durante a abertura das XX Jornadas Científicas da Academia de Ciências Policiais (ACIPOL), edição 2025, em Maputo.

Sob o lema “ACIPOL, Por Uma Investigação e Inovação Científica Para Responder aos Desafios Contemporâneos da Segurança Pública”, o evento reúne académicos, investigadores e profissionais da área para debater soluções baseadas em evidências que contribuam para a estabilidade e a paz social.

O governante destacou que fenómenos como a insurgência em Cabo Delgado, os raptos e outras formas de criminalidade exigem respostas científicas e inovadoras. “O combate ao terrorismo e à criminalidade organizada não é apenas um dever estratégico, mas um imperativo moral e uma defesa intransigente da dignidade humana”, afirmou.

Sublinhou ainda que a função policial deve ir além da aplicação da lei, devendo incluir o respeito pelos direitos humanos, o diálogo e a mediação. “A Polícia tem o dever de promover uma sociedade justa, segura e de igualdade”, frisou.

O ministro apelou à ACIPOL para reforçar o seu papel como centro de produção de conhecimento e formação de quadros comprometidos com a paz e a coesão social. “Vivemos tempos que exigem respostas mais sofisticadas, baseadas em investigação rigorosa e inovação constante”, concluiu, ao declarar abertas as XX Jornadas Científicas da ACIPOL.

Fonte: O País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

PM: Questões de género continuam no centro das prioridades

0
A Primeira-Ministra de Moçambique, Benvinda Levi, reafirmou em Beijing o compromisso de priorizar as questões de género a nível global, durante a Conferência...
- Advertisment -spot_img