Fonte: O País
Chapo destaca o legado patriótico de samora machel e dever de honrar sua memória

Na sua mensagem, Daniel Chapo destacou o legado histórico, patriótico e revolucionário de Samora Machel, sublinhando que o seu exemplo continua a inspirar as actuais e futuras gerações na defesa da soberania nacional, na promoção da unidade e da moçambicanidade, bem como na consolidação da paz e do desenvolvimento.
“O Presidente Samora Machel dedicou a sua vida à libertação de Moçambique e à construção de um Estado independente, unido e solidário. O seu pensamento visionário e o seu compromisso com a dignidade humana permanecem como pilares fundamentais da nossa identidade nacional e da nossa caminhada colectiva”, afirmou o Presidente.
O Chefe do Estado recordou que foi sob a liderança de Samora Machel que, a 25 de Junho de 1975, Moçambique proclamou solenemente a sua Independência Nacional, momento que marcou o triunfo da luta do povo moçambicano pela liberdade e autodeterminação. Nesse contexto, sublinhou que preservar esta conquista é um dever patriótico e uma responsabilidade de todas as gerações.
“Devemos continuar a honrar a herança de independência e soberania que o Presidente Samora Machel nos legou, trabalhando com dedicação, unidade e sentido de missão para que o nosso País avance firmemente no caminho do progresso e da justiça social”, referiu.
O estadista moçambicano apelou ainda aos moçambicanos para que mantenham viva a memória de Samora Machel, através da prática dos valores que sempre defendeu: o patriotismo, o trabalho, a integridade e o amor ao próximo. Sublinhou que honrar a sua memória é continuar a lutar por um Moçambique mais próspero, inclusivo e pacífico, onde cada cidadão contribui activamente para o bem comum.
O Presidente da República concluiu a sua mensagem exortando a todos os moçambicanos a renovarem o espírito de unidade e de esperança, reafirmando que o caminho trilhado por Samora Machel é um guia seguro para a construção de um futuro de progresso, liberdade e harmonia social.
Fonte: O País
A revista Tempo é uma publicação moçambicana que surgiu em 1970, que tem como objectivo informar e analisar os principais acontecimentos políticos, económicos, sociais e culturais do país e do mundo, com uma perspectiva crítica e independente. A revista é ilustrada com fotografias, gráficos e infográficos. A revista Tempo é uma referência no jornalismo moçambicano, pela sua qualidade, credibilidade e diversidade de temas abordados.
A Revista Tempo Moçambique é um veículo de informação responsável que valoriza a cultura, promove o pensamento crítico, incentiva a inovação e mantém um compromisso com a diversidade, qualidade e proximidade com nossos leitores, abordando temas de responsabilidade social e sustentabilidade, e representando todas as vozes e realidades de Moçambique com conteúdo de alta excelência.
Contacte-nos: revista@tempo.co.mz
Tempo © Todos Direitos Reservados