O encontro entre o Presidente da República, Daniel Francisco Chapo, e o embaixador do Japão acreditado em Moçambique, Hamada Keiji, aconteceu nesta segunda-feira e serviu para reafirmar o “excelente nível das relações bilaterais” e projectar novas áreas de cooperação entre os dois países.
O diplomata japonês, que se apresentou formalmente ao Chefe do Estado moçambicano, destacou a importância estratégica de Moçambique para o Japão na região do Índico-Pacífico e manifestou o desejo de reforçar a parceria, sobretudo nos sectores de investimento e recursos naturais, tendo recebido uma resposta positiva e encorajadora do Presidente Daniel Chapo.
Hamada Keiji explicou que esta foi a sua primeira oportunidade de encontro com o Chefe do Estado moçambicano. “Acabei de ter uma audiência com Sua Excelência o Presidente da República. Para mim, foi a primeira vez que tive esta oportunidade de ter audiência com o Presidente. O objectivo principal é querer apresentar-me e cumprimentar Sua Excelência o Presidente”, afirmou.
Durante o encontro, Hamada Keiji disse ter abordado com o Presidente moçambicano temas centrais da parceria entre os dois países, expressando o desejo de fortalecer a cooperação para apoiar o desenvolvimento de Moçambique.
“As nossas discussões incluíram as relações bilaterais entre os dois países, e também expressar a nossa intenção de continuarmos a cooperar com Moçambique, para que Moçambique seja desenvolvido e para ter progressos económicos.”
O diplomata afirmou ter recebido uma resposta encorajadora do Chefe do Estado. “A resposta do Presidente foi muito positiva, ele também reconheceu a importância das relações bilaterais que são excelentes e com impactos. E realmente concordámos que as relações entre os dois países são muito boas”, revelou Hamada Keiji.
O embaixador destacou ainda o papel estratégico de Moçambique na política externa japonesa, sobretudo na região do Índico-Pacífico. “Eu acho que Moçambique é um dos países mais importantes para o Japão. Nós prestamos muita atenção, e a importância para a região Índico-Pacífico”, frisou.
Entre os sectores com maior potencial de cooperação, o diplomata apontou os recursos naturais como uma das prioridades do seu país. “[…] Queremos cooperar com Moçambique para desenvolver recursos naturais como o gás natural liquefeito”.
O encontro entre o Presidente Chapo e o embaixador nipónico insere-se nos esforços do Governo moçambicano de consolidar parcerias estratégicas com países amigos e mobilizar investimentos para impulsionar o crescimento económico sustentável e inclusivo.
Fonte: O País